CNH vai ganhar versão digital em fevereiro de 2018

Contran aprova documento eletrônico, que poderá ser apresentado no lugar do impresso via aplicativo de celular

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. CNH vai ganhar versão digital em fevereiro de 2018
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de implementar o QR Code para aumentar a segurança e a confiabilidade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em papel, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou a criação da CNH-e, versão eletrônica do documento com o mesmo valor jurídico da impressa, que poderá, inclusive, ser apresentada via smartphone no lugar do papel tradicional. Com isso, quem esquecer a CNH em casa e tiver a versão digital no seu dispositivo móvel não será multado.

A novidade, que já está em fase de testes, será disponibilizada aos condutores em fevereiro de 2018. Para dar segurança e credibilidade à CNH digital, ela contará com assinatura dotada de certificado digital do órgão emissor e também a leitura do QR Code, como no documento de papel, que seguirá sendo emitido normalmente.

De acordo com o Ministério das Cidades, ao qual o Contran está subordinado, os agentes de trânsito poderão consultar a veracidade dos dados apresentados pelo condutor também via aplicativo de celular.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Quando passar a vigorar, a habilitação eletrônica terá alguns passos para sua emissão, que seguem abaixo:

  • Cadastro – Será realizado por meio do Portal de Serviços do Denatran, no qual o usuário confirma seu e-mail com o uso de certificado digital. O processo também pode ser iniciado no balcão do Detran mais próximo. Vale lembrar que o acesso ao portal exige cadastro com login e senha;
    • Ativação do cadastro – O condutor recebe um link no e-mail informado, que deve ser acessado por meio do dispositivo com o qual será utilizada a CNH-e para a criação de login e senha.
    • Comentários