Como funciona o Score do WM1?

Os veículos avaliados por nós agora recebem uma nota. Entenda.

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Redação WM1
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Como você já deve ter percebido, nós mudamos! E não foi só de nome e visual. Fizemos muitas melhorias para que sua experiência aqui com a gente seja a melhor possível. Para sermos ainda mais dinâmicos e eficazes em te ajudar a escolher o melhor veículo para colocar na garagem, agora damos notas à todos os modelos avaliado pelo nosso time de jornalistas. Mas não é uma simples nota. Entenda porque aquele carro que você consideraria comprar não recebeu uma nota tão alta ou um modelo que você nunca deu muita bola “passou de ano”.

Cada um no seu quadrado

Nós sabemos que a escolha de um veículo é assunto sério, afinal, é um baita investimento. E para compor a nota dos carros que chegam ao WM1, avaliamos cinco principais quesitos, que englobam subquesitos referentes a cada tema a ser pontuado.

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Traduzindo, o carro tem que atender bem as principais características de sua proposta. Uma minivan, por exemplo, deve atender a demanda de uma família. Ser um carro espaçoso e ter vários porta-trecos. Entendeu? Pensando nisso, bolamos cinco quesitos. São eles: No Bolso, que traz notas sobre - preço, consumo, itens de série, seguro, revisão e garantia; Vida a bordo, que analisa ergonomia, espaço interno, porta-malas, conforto e acabamento; Performance – que é voltado para pontos de dinâmica, motor e câmbio; Tecnologia, que avalia central multimídia, conectividade, experiência do usuário, assistências e segurança e Opinião do repórter, que dá um toque do jornalista especializado que realizou o teste.

Cada quesito avaliado tem um peso que varia de acordo com a proposta da categoria que o veículo está inserido (pode ser hatch compacto, sedã esportivo, picape média, etc. Ao todo são 32 categorias só para os carros!). Ao testarmos um hatch compacto, por exemplo, o quesito No Bolso representa 50% de peso na nota geral, Vida a Bordo, 10%, Performance, 10%, Tecnologia, 15%, e, Opinião do Repórter, sempre 10%, indepedentemente do modelo de carroceria. Para um superesportivo, por outro lado, o maior peso é a “Performance”, enquanto o peso das notas em Vida a Bordo e Tecnologia é maior para um Sedã Premium.

Veja aqui nosso novo formato de teste.

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Como o WM1 categoriza os carros?

Neste tópico listamos todas as categorias subdivididas para carros. As divisões foram feitas pelo grupo de jornalistas do WM1.

Hatches

Hatch Compacto – Carroceria hatch (habitáculo + porta-malas), motorização de 1 litro a 1,6 litro e comprimento máximo de 4,10 metros. Versão de entrada vai até R$ 45 mil.

Hatch Compacto Premium - Carroceria hatch (habitáculo + porta-malas), motorização  de 1,4 litro a 1,8 litro e comprimento máximo de 4,10 metros. Diferencia-se do Hatch Compacto por ter versões de entrada mais completas acima dos R$ 45 mil.

Hatch Médio – Carroceria hatch (habitáculo + porta-malas), motorização com potência acima de 120 cv e comprimento mínimo de 4,11 metros. Preço vai dos iniciais R$ 65 mil para as versões básicas até R$ 105 mil para versões topo de linha.

Hatch Premium -  Carroceria hatch (habitáculo + porta-malas), independentemente da motorização e do porte, são veículos com valor de mercado elevado por agregar requinte, tecnologia e status acima da média. Versões básicas partem dos R$ 100 mil.

Hatch Esportivo – Carroceria hatch (habitáculo + porta-malas) e onfiguração mecânica (mapeamento do motor, suspensão, acerto de câmbio, freios, etc.) pensada para ganho de performance. Pode ser baseado em modelos comuns.

Sedãs

Sedã Compacto – Carroceria de três volumes, motorização de 1 litro a 1,6 litro e comprimento máximo de 4,35 metros.  

Sedã Compacto Premium - Carroceria de três volumes, motorização de 1 litro a 1,8 litro, comprimento mínimo de 4,36 metros e preço das versões topo de linha a partir de R$ 80 mil.

Sedã Médio – Carroceria de três volumes, potência acima de 140 cv, comprimento mínimo de 4,45 metros e versões básicas a partir de R$ 65 mil. 

Sedã Grande – Carroceria de três volumes e comprimento mínimo de 4,75 metros.

Sedã Premium – Carroceria de três volumes, independentemente da motorização e do porte, são veículos com valor de mercado elevado por agregar requinte, tecnologia e status acima da média. Versões básicas partem de R$ 150 mil.

Sedã Esportivo – Carroceria de três volumes e configuração mecânica (mapeamento do motor, suspensão, acerto de câmbio, freios, etc.) pensada para ganho de performance. Pode ser baseado em modelos comuns. .

SUV

SUV Compacto – Utilitário esportivo cujo porte e altura em relação ao solo superam o dos hatches. Tamanho mínimo de 3,60 metros e máximo de 4,35 metros.

SUV Médio – Utilitário esportivo cujo porte e altura em relação ao solo superam o dos hatches.Tamanho mínimo de 4,36 metros e máximo de 4,60 metros.

SUV Grande - Utilitário esportivo cujo porte e altura em relação ao solo superam o dos hatches. Tamanho mínimo acima de 4,61 metros.

SUV Premium – Utilitário esportivo com valor de mercado elevado por agregar requinte, sofisticação, tecnologia e status, independentemente de motorização e dimensões. Versões básicas partem de R$ 300 mil.

SUV Esportivo - Utilitário esportivo cuja configuração mecânica (mapeamento do motor, suspensão, acerto de câmbio, freios, etc.) é pensada para ganho de performance. Pode ser baseado em modelos comuns.

Minivan

Minivan Média – Carroceria monovolume com teto elevado e modularidade interna. Capacidade para cinco, seis ou sete ocupantes e tamanho máximo de 4,50 metros.

Minivan Grande – Carroceria monovolume com teto elevado e modularidade interna. Capacidade para cinco, seis ou sete ocupantes e tamanho acima de 4,51 metros.

Station Wagon

Station Wagon Compacta – Perua de uso misto derivada de sedãs ou hatches compactos cuja maior característica é a capacidade do porta-malas. Pode ter variações com design aventureiro e o tamanho máximo é de 4,40 metros.

Station Wagon Média – Perua de uso misto derivada de sedãs ou hatches médios cuja maior característica é a capacidade do porta-malas. Tamanho varia entre 4,41 metros e 4,65 metros.

Station Wagon Grande – Perua de uso misto derivada de sedãs ou hatches grandes. Possui valor de mercado elevado por agregar, requinte, tecnologia e exclusividade acima da média.

Station Wagon Esportiva – Perua de uso misto derivada de sedãs ou hatches cujo conjunto mecânico (mapeamento do motor, suspensão, acerto de câmbio, freios, relação peso/potência, entre outros) é desenvolvido para ganho de performance. Pode ser baseado em modelos comuns.

Picape 

Picape Compacta – Veículo com caçamba, destinado ao transporte de carga, derivado de sedãs ou hatches. Pode ser de cabine simples, estendida ou dupla e tem tamanho máximo de 4,60 metros.

Picape Intermediária – Veículo com caçamba, destinado ao transporte de carga, derivado de utilitários esportivos compactos. Pode ser de cabine simples, estendida ou dupla e tem tamanho entre 4,61 metros e 5,00 metros.

Picape média - Veículo com caçamba, destinado ao transporte de carga. Pode ser de cabine simples, estendida ou dupla e tem tamanho acima de 5,01 metros.

Picape grande – Veículo com caçamba, destinado ao transporte de carga. Pode ser de cabine simples, estendida ou dupla e tem peso bruto total entre 3.500 quilos e 6.000 quilos. É obrigatória Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria C.

Cupê – Carroceria sedã ou hatch com apenas duas portas e espaço para quatro pessoas (2+2). Tem como característica a queda levemente acentuada da coluna C.

Conversível Carroceria com teto (rígido em ou tecido) removível manualmente ou eletronicamente, com espaço para duas, quatro ou cinco pessoas. É, em geral, derivado de hatches, sedãs ou utilitários esportivos.

Esportivo – Independentemente da motorização, porte e preço, traz números de desempenho acima da média. Versão preparada – desenvolvida pelo departamento de alta performance das fabricantes – de veículos comuns. Velocidade máxima entre 250 km/h e 300 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h menos 5,5 segundos.

Superesportivo Veículo que se aproxima de carros de competição, totalmente desenvolvido para entregar alta performance, porém homologado para rodar nas ruas. Velocidade acima de 300 km/h.

Elétricos/Híbridos – Não tem padrão de carroceria – pode ser hatch, sedã, station wagon, picape ou SUV. Prioriza a baixa/zero emissão de poluentes e menor consumo de combustível. Tem sistema de propulsão híbrido (combustão + elétrico) ou elétrico.

Jipe – Diferencia do SUV pela alta capacidade no off-road, melhores ângulos de entrada e saída, maior altura com relação ao solo e pneus de uso misto ou mud. Obrigatório ter tração 4x4 e reduzida.

Como o WM1 categoriza as motos?

Para motocicletas, os pesos funcionam da mesma maneira. Temos 12 categorias, onde 5 principais quesitos são avaliados:

No Bolso (Preço, Consumo, Revisões, Garantia)

Chassi (Maneabilidade, Estabilidade, Suspensão dianteira, Suspensão traseira, Freios)

Performance (Motor, Resposta do motor, Câmbio)

Pilotagem (Conforto, Equipamentos/Eletrônica, Qualidade de acabamento)

Opinião do repórter

De acordo com a proposta de cada categoria, o peso da nota é maior ou menor para cada quesito.

Confira as categorias:

Cub/Ciclomotores – Os ciclomotores - também conhecidos como “cinquentinhas” - possuem motor de até 50 cc e velocidade máxima de 50 km/h. São veículos econômicos, de mecânica simples e têm baixo valor aquisitivo.

Scooter - Motociclo com câmbio automático ou semi-automático concebido para privilegiar o conforto e a praticidade.

Street - Motocicleta de baixa cilindrada destinada ao uso urbano. Geralmente de valor menor e baixa manutenção.

Trail - Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto, tanto em vias pavimentadas como em terrenos off-road.

Bigtrail - Motocicleta de média ou alta cilindrada, destinada a uso misto em terrenos pavimentados e não pavimentados.

Crossover – A crossover mescla reúne elementos de uma moto on-off e de uma street.

Custom – As custom são motos estradeiras, geralmente com garfos dianteiros inclinados para a frente, banco baixo e pedaleiras avançadas.

Touring - Motocicletas de grande porte e de alta cilindrada, para viajar, pegar estrada e rodar grandes distâncias. Diferenciam-se das versões custom pela concepção estilistica mais street.

Esportiva até 750 cm³ - As motos esportivas são modelos com design aerodinâmico, neste caso, com potência comedida. A posição de pilotagem é racing, na qual o piloto fica praticamente deitado sobre o tanque de combustível, com o tronco inclinado para a frente, e as pedaleiras ficam recuadas para trás.

Esportiva maior que 750 cm³ - Motos com carenagem para melhorar a aerodinâmica e altíssimo desempenho mecânico. Geralmente, acima desta cilindrada, as esportivas contam com componentes de alta performance, suspensões reguláveis, freios esportivos e muita eletrônica embarcada. Embora muitas tenham banco do garupa, as esportivas não são motos concebidas para levar passageiro.

Naked/Roadster até 800 cm³ - Com guidão mais alto que as esportivas essas motos sem carenagem – por isso o nome, nakes (nua em inglês), oferecem uma posição de pilotagem que prioriza o conforto para consução em vias urbanas.

Naked/Roadster maior que 800 cm³ -

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