Consumidor vai às compras e cresce a venda de importados

Enquanto as vendas de carros e comercias leves caíram 4,6% em setembro, os importados cresceram 10,2%.
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Consumidor vai às compras e cresce a venda de importados
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muitos importadores entraram com recurso na Justiça solicitando a revisão da decisão do governo de cobrar 30 pontos percentuais a mais de IPI dos carros importados. Outros apostam na prorrogação do início da cobrança do IPI para dezembro, pois a cobrança imediata seria anticonstitucional.

Outros ainda, menos otimistas, negociam melhores condições de compra com os fabricantes, buscam reduzir custos de operação e negociam a diminuição de margem com os distribuidores.

Cético, o consumidor ignorou as tratativas dos importadores e foi às compras, para garantir o seu carro pelo preço antigo. O resultado das vendas em setembro confirmou esse aumento da procura: enquanto as vendas de carros e comerciais leves caíram 4,6% em setembro, em relação a agosto, todos os carros importados, sem exceção, tiveram crescimento de vendas. A marca que menos cresceu, a Mercedes-Benz, vendeu 9,79% a mais do que no mês anterior, mesmo considerando que setembro teve dois dias a menos 21 do que agosto 23

Quer dizer, enquanto as vendas totais caíram 4,6% no mês, as de importados cresceram, em média 10,2%

Embora com participação ínfima no mercado em termos de unidades vendidas, a Jaguar foi a marca que mais cresceu no mês: vendeu 17 carros em setembro, contra 9 em agosto, o que lhe garantiu um aumento de 88%. A Porsche foi a segunda marca que mais cresceu, vendeu 153 carros, 62% a mais que em agosto, quando vendeu apenas 94.

A manutenção dos preços foi fundamental levar o consumidor às concessionárias, o que foi feito por quase a totalidade das empresas. A Kia, líder dos importados, não majorou os preços do estoque e o resultado foi a maior venda mensal da história, com 9.054 carros, principalmente Picando, Sportage e Cerato, os três modelos mais procurados. E quem comprou, ganhou, porque os estoques se esgotaram a as novas remessas vão chegar com o novo IPI, embora o presidente da empresa, José Luiz Gandini, tenha dito que não vai repassar o IPI integral e nem mesmo de uma vez.

A Kia, que em agosto vendera 6.811 unidades, teve um crescimento de 32,9% em setembro.

Marcas como BMW, Míni, Volvo e Lifan, Subaru e Audi aumentaram as vendas em mais de 15% em relação a agosto. A BMW vendeu 1.380 unidades, a Míni 354 e a Volvo 576.

Land Rover, Jinbei, Suzuki e Sangyong cresceram acima de 10%. A Land Rover, por exemplo, vendeu 918 unidades em setembro, contra 812 em agosto.

Se vira nos 30

Todas as marcas importadas foram beneficiadas neste primeiro mês após o aumento dos 30 pontos do IPI. Venderam bem acima da média e faturaram alto. Mas daqui pra frente cada empresa vai montar a sua estratégia para “se virar nos 30” pontos adicionais de IPI . Uma coisa é certa, ninguém vai repassar todo o imposto para o consumidor final, pois isso seria um suicídio comercial.

Vai ser um duelo entre a capacidade das operações de importação em reduzir os custos e a disposição do consumidor de pagar mais caro pelo carro importado.

Até a JAC vai ter que se virar nos 30, senão vai sobrar até pro Faustão.

Class.

Marca

ago/11

set/11

Variação

Unidades

Unidade

Unidades

%

 Bentley

1

4

3

300

 Lamborghini

1

2

1

100

 Jaguar

9

17

8

88,88

 MG

3

5

2

66,66

 Porsche

94

153

59

62,76

 Kia

6.811

9.054

2.243

32,93

 Mini

281

354

73

25,97

 BMW

1.143

1.380

237

20,73

 Volvo

484

576

92

19

10º

 Lifan

202

240

38

18,81

11º

 Subaru

185

215

30

16,21

12º

 Audi

542

624

82

15,12

13º

 Land Rover

812

918

106

13,05

14º

 Jinbei

87

97

10

11,49

15º

 Suzuki

651

725

74

11,36

16º

 Ssangyong

460

512

52

11,3

17º

 Jeep

152

167

15

9,86

18º

 Mercedes-Benz

1.449

1591

142

9,79

19º

 Maserati

3

3

0

0

20º

 Smart

67

66

-1

-1,49

21º

 Chrysler

49

48

-1

-2,04

22º

 JAC

3.192

2935

-257

-8,05

23º

 Chery

3.282

2997

-285

-8,68

24º

 Hyundai

10.142

9178

-964

-9,5

25º

 Mahindra

56

48

-8

-14,28

26º

 Chana

254

216

-38

-14,96

27º

 Hafei

1.768

1467

-301

-17,02

28º

 Ferrari

9

7

-2

-22,22

29º

 Aston Martin

3

2

-1

-33,33

30º

 Dodge

131

81

-50

-38,16

31º

 Effa

56

34

-22

-39,28

32º

 Lexus

4

0

-4

-100

________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

____________________
Siga o Joel Leite no Twitter

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors