Contran autoriza aulas de direção online

Entenda como funcionará o programa de ensino à distância dos Centros de Formação de Condutores

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Contran autoriza aulas de direção online
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois das mudanças no Código de Trânsito Brasileiro votadas na Câmara dos Deputados em relação à pontuação e validade da carteira de motorista, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também traz novidades. A partir do dia 1º de julho de 2020, as aulas teóricas para formação de condutores poderão ser feitas de forma online. A medida vale enquanto durar a pandemia.

De acordo com o documento, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) ficam autorizados a realizar as aulas de direção online, desde que o candidato manifeste interesse. No entanto, o conteúdo e duração do programa devem ser os mesmos das aulas presenciais.

Na parte burocrática, as plataformas usadas pelos CFCs devem permitir o cruzamento de dados com os órgãos de trânsito, para a autenticação biométrica facial do instrutor e dos candidatos. A resolução prevê que no lugar da digital, os participantes devem fazer reconhecimento do rosto no sistema, na abertura e no término da aula.

Os candidatos terão até 15 minutos de tolerância, a partir do horário de abertura da aula, para entrar na sala virtual e deverá ser feita mais uma autenticação, durante o estudo, em pelo menos 20% dos alunos presentes, de forma aleatória.

Comentários