Todo início de mês a Fenabrave, associação que representa as concessionárias de todo o Brasil, divulga um relatório com os números de vendas do mês anterior. Notícia ruim, como era de se esperar e imaginar: as vendas caíram bruscamente.
Foram 155.771 carros e comerciais leves vendidos no mês passado, 19,1% abaixo de fevereiro (que emplacou 192.639 unidades). E 21,9% inferior a março de 2019, quando 199.549 foram licenciados.
Embora a quarentena tenha se iniciado somente na segunda quinzena do mês, o declínio foi brutal a ponto de ser o pior mês de março dos últimos 14 anos. A grosso modo, voltamos ao mesmo patamar de mercado de 2006, quando 148 mil unidades foram vendidas.
Abaixo, seguimos com nosso tradicional: apontamos quem foi o líder das cinco principais categorias do mercado nacional de carros, hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
Nem mesmo a grave pandemia mundial do novo coronavírus pôde mudar a posição do líder geral de todo o mercado de carros no Brasil, o Chevrolet Onix. Ele segue sendo o carro mais vendido do país e, obviamente, o hatch mais vendido em sua categoria. Em março foram 12.007 unidades emplacadas.
O segundo colocado no mês foi o Ford Ka, com 7.103 licenciamentos. Já a terceira posição ficou com o Hyundai HB20, que teve 7.042 registros. Vale lembrar que a primeira quinzena foi excelente e crucial para que os números não fossem tão ruins.
O Onix Plus manteve o posto de sedã mais vendido do Brasil desde que assumiu a liderança da categoria em novembro do ano passado. Em março foram 6.670 licenciamentos - embora seja importante registrar que a Fenabrave contabiliza a nova geração e também o antigo Prisma, agora chamado de Joy Plus.
Na lista de carros com três-volumes, o segundo colocado foi o Toyota Corolla, que vendeu 3.643 unidades, e o terceiro foi o Ford Ka Sedan, com 3.627 emplacamentos no mês passado.
No segmento mais disputado do Brasil (quiçá do mundo), que vira e mexe troca de líder, quem terminou março na frente foi o Jeep Renegade, medalha de prata em fevereiro, que registrou 4.492 vendas no mês passado.
Na segunda colocação ficou o Volkswagen T-Cross, o líder de dois meses atrás, que terminou março com 4.417 registros - menos de 80 carros atrás do primeiro colocado.
Já o terceiro colocado foi o Nissan Kicks, com 3.597 emplacamentos, seguido de perto pelo Hyundai Creta, que teve 3.484 licenciamentos.
A Strada, mais uma vez, foi o comercial leve e picape mais vendido do Brasil, mesmo às vésperas de mudar de geração. Foram 4.799 unidades emplacadas.
Nada diferente no restante da lista: Toro em segundo (3.598 unidades), fazendo a dobradinha da FCA; e Toyota Hilux em terceiro, com 2.971 licenciamentos. A Volkswagen Saveiro foi a quarta, com 2.667 vendas registradas pela Fenabrave.
Quem começou muito bem o ano e segue na liderança de seu segmento é o Porsche 911, que teve 91 unidades vendidas no mês passado. O segundo colocado foi o Ford Mustang, com 43 emplacamentos. O terceiro colocado foi o Porsche Boxster, com 35 registros.
No acumulado do ano, o 911 lidera com 267 unidades, seguido por Mustang (125) e Boxster (113). Sensação do ano passado, o BMW Z4 segue na quarta colocação: vendeu 13 unidades em março (4ª colocação no mês) e também ocupa a quarta posição no ranking anual (60 unidades).
É importante destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos "nascidos" esportivos. Não se consideram, por exemplo, versões esportivas de carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.