Coronavírus: Renault e PSA nas mãos do governo

Para superar a crise provocada pela pandemia, governo francês poderia até nacionalizar/estatizar as empresas

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Coronavírus: Renault e PSA nas mãos do governo
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A pandemia de coronavírus (Covid-19) provoca uma série de medidas, como a contenção de populações. Isso consequentemente resulta em dificuldades para os fabricantes de automóveis, que em sua maioria foram forçados a interromper a produção em todo o mundo - e também no Brasil.

Este é particularmente o caso dos grupos franceses Renault e PSA Peugeot Citroën. Segundo a Reuters, o governo da França não exclui a ideia de "nacionalizar" esses fabricantes, se necessário. As informações são dos franceses do AutoPlus.

Segundo fontes, Bruno Le Maire, ministro da Economia da França, fez uma entrevista por telefone com Carlos Tavares e Jean-Dominique Senard, respectivamente presidentes da PSA e da Renault, sobre a atual crise. Essa conversa teria se concentrado na "situação" dos dois fabricantes. Segundo a pasta, o ministro disse que "eles têm direito a todos os instrumentos para as empresas".

 Renault e PSA podem "se unir" pelas mãos do governo francês
Legenda: Renault e PSA podem "se unir" pelas mãos do governo francês
Crédito: Reprodução

No entanto, vale lembrar que a França já detém cerca de 15% do capital da Renault e, indiretamente, 12% do capital da PSA por meio do banco de investimento público "Bpifrance". Ainda de acordo com as fontes, Bruno Le Maire chegou a anunciar para os CEOs que o Estado "não hesitaria" em usar todos os meios de que dispõe para apoiar as empresas, o que incluiria nacionalizações/estatizações.

Também precisamos ressaltar que o ministro não citou especificamente a PSA ou a Renault sobre esse assunto. As medidas a serem tomadas dependerão, em parte, da duração da crise e do confinamento. Mas é importante deixar registrado que o coronavírus pode fazer Renault e PSA "se unirem" pelas mãos do governo francês.

Bom lembrar também que a PSA recentemente assinou uma fusão com a FCA - Fiat Chrysler Automóveis. E que a Renault faz parte de uma aliança global com Nissan e Mitsubishi Motors.

Comentários