Desafio com Schumacher

Emoção de participar do megaevento Desafio Internacional das Estrelas
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Desafio com Schumacher
Ana Beatriz
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Olá, amigos! É uma alegria estar de volta ao WebMotors para falar do mundo das corridas em geral e da Fórmula Indy em particular, a categoria em que devo correr em 2010, após dois anos de Firestone Indy Lights.

Nos Estados Unidos, onde moro durante a temporada, de março a setembro, os campeonatos acabam no fim do verão do hemisfério norte.

Então venho para o Brasil, e aqui acabo trabalhando até mais do que lá, junto com o André Ribeiro e o Augusto Cesário, gestores da minha carreira, nas negociações e preparativos para a próxima temporada, que começará em março, com uma corrida da Indy em São Paulo.

Mas, no meio do trabalho, tive a oportunidade de participar de um megaevento, o Desafio Internacional das Estrelas, promovido pelo Felipe Massa e pelo Carlinhos Romagnolli. Foi maravilhoso.

Tive um superprazer por correr de kart contra pilotos como Michael Schumacher, Vitantonio Liuzzi, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Lucas di Grassi e o próprio Massa, da Fórmula 1; Tony Kanaan, Mario Moraes, Raphael Mattos e Vitor Meira, da Indy; Christian Fittipaldi, da Nascar; Antonio Pizzonia, da Fórmula Superliga; João Paulo Oliveira, da Super GT do Japão; Enrique Bernoldi, da FIA GT e da Superliga; e outros brasileiros da Stock Car e da Fórmula Truck.

Foi muito legal competir com pilotos top com quem em breve estarei correndo e também acompanhar o trabalho de grandes pilotos, principalmente do Michael Schumacher. Vi de perto porque o cara é sete vezes campeão mundial da Fórmula 1. Ele é realmente fora de série, dentro e fora da pista.

Primeiro, pelo conhecimento técnico. Ele mexe no kart dele inteiro. Lá no Desafio das Estrelas, a gente tem um kart sorteado e um mecânico sorteado para a primeira bateria e outro para a segunda. Mas nem os mecânicos dele sabiam direito o que ele estava fazendo no kart.

Essa é uma questão cultural. No kartismo europeu, os próprios pilotos trabalham no acerto do equipamento. Cada piloto tem um mecânico, mas também mexe no kart. Aqui no Brasil, não. Cada kart tem quatro mecânicos, mas o piloto só pilota, e isso é péssimo para nós.

Na pista, o Schumacher guia com uma facilidade incrível. Ele sabe esperar os momentos certos para fazer as ultrapassagens, não bate, consegue ter uma visão muito ampla sobre o que pode acontecer conforme as ações de cada piloto na pista e de tudo o que está na frente e atrás dele. É simplesmente fantástico.

Correr pela primeira vez no Desafio Internacional das Estrelas foi uma grande satisfação para mim, ainda mais contra 23 pilotos que já participaram dessa prova várias vezes, e apenas outro estreante.

Tive um acidente e um problema mecânico na primeira bateria, acabando em 19º. Larguei dessa posição na segunda bateria e competi acirradamente com muitos pilotos para terminar em 11º lugar. Eu me diverti muito nessa corrida.

Na classificação geral, fiquei em 17º lugar entre 25 pilotos e espero no ano que vem ser convidada para voltar e melhorar essa marca.

Em meus 17 anos de carreira no automobilismo, em todos os lugares do mundo onde já andei, jamais vi um evento de kart tão bonito e tão bem realizado como o Desafio Internacional das Estrelas. Coisa de primeiríssima categoria.

Deixo aqui meus cumprimentos e agradecimentos ao Felipe Massa e ao Carlinhos Romagnolli por nos darem o orgulho de sediar essa corrida muito especial, muito festiva, mas muito profissional.


______________________
Confira colunas anteriores

________________________________
Ana Beatriz contato@biaracing.com – a primeira mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights e Fórmula Renault, prepara-se para estrear em 2010 na Fórmula Indy, após duas temporadas e duas vitórias na Lights. Patrocinada por Healthy Choice, Nova Schin, Bardahl e PowerZol, a piloto brasileira tem o ex-piloto e empresário André Ribeiro e Augusto Cesário, ex-piloto e dono da Equipe Cesário Fórmula, como gestores de sua carreira. www.biaracing.com.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors