Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Documento de porte obrigatório terá versão digital

Resolução do Contran determina que Detrans ofereçam aos condutores opção de versão eletrônica até o fim de 2018

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Documento de porte obrigatório terá versão digital
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Resolução publicada hoje pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que até 31 de dezembro de 2018 os Detrans comecem a oferecer uma versão eletrônica do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), que passará a conviver com o documento tradiconal impresso, nos mesmos moldes da nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital.

O formato do documento eletrônico está em desenvolvimento pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), com participação do Serpro (Serviço Fcaptional de Processamento de Dados) e um protótipo será apresentado "em breve", de acordo com o órgão de trânsito.

icon photo
Legenda: Licenciamento
Crédito: Licenciamento

Por sua vez, os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) terão 180 dias para atualizar as suas bases de dados junto ao Renavan (Registro Nacional de Veículos Automotores) com dados referentes a débitos de tributos, encargos, multas de trânsito e ambientais, bem como licenciamento, IPVA e o seguro obrigatório DPVAT. Qualquer pendência nesses pagamentos, como hoje, bloqueará a emissão do CRLV, tanto eletrônico quanto impresso.

De acordo com o Denatran, a versão digital do CRLV será, como a CNH eletrônica, acessada pelo telefone celular ou outro dispositivo móvel e tem o objetivo de proporcionar mais segurança quanto à autenticidade do documento  - também servirá para agilizar a consulta de débitos ou outras pendências relacionadas ao veículo.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors