Engate fixo é uma insanidade

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Engate fixo é uma insanidade
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Denatran não vai proibir o engate, mas proibir o mau uso do equipamento. Não vai proibir nem mesmo quem queira colocar um egate no seu carro para enfeitar, mesmo que nunca o use. A única proibição é quanto ao uso inadequado do equipamento, como acontece com muitos carros, especialmente táxis. Quem quiser ter um engate poderá tê-lo, mas deverá usá-lo apenas para rebocar e não como arma contra o carro de trás ou contra os pedestres.

É insano o uso de engate fixo com o objetivo de "defender" o seu pára-choque e destruir o pára-choque do outro. A indústria gastou muito dinheiro para desenvolver uma tecnologia que proporcionasse o chamado o "efeito sanfona", que reduz o impacto nas batidas, criando pára-choques que funcionam como amortecedores, proporcionando a redução dos estragos em caso de acidente. Alheios a esse progresso, os usuários colocam o engate no carro e eliminam o benefício.

Não são raros os acidentes com pedestres, que, ao atravessarem entre os carros, são atingidos pela "arma". Claro que a intenção do motorista que usa o equipamento não é atingir os pedestres. Digamos que essa seja apenas uma atitude culposa, não dolosa. A vítima é mesmo o carro que ousa encostar na sua traseira.

O pior é que a Força Sindical empresta o seu prestígio junto à parte dos trabalhadores brasileiros à uma manifestação promovida pelo Simefre Sindicato da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, que usa a demissão de metalúrgicos como argumento para impedir a ação saneadora do Denatran.

Ora, se o uso atual do engate não tem outra intenção se não a de rebocar, não há o que temer: o equipamento será substituído e portanto a indústria terá que, ao contrário, produzir muito mais para substituir os engates proibidos. A norma do Detran alavancaria a produção e as vendas do equipamento, aumentando o emprego e o faturamento das empresas do setor. Isso, claro, se não houver outras intenções no uso atual do engate.
___________________________________
E-mail: joelleite@autoinforme.com.br

Joel Leite é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors