Fábricas automotivas iniciam retomada da produção

Boa parte das empresas ainda estão paradas, mas retorno gradual deve melhorar índice de vendas nos próximos meses

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Fábricas automotivas iniciam retomada da produção
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de enfrentarem um duro mês de abril nas vendas, os fabricantes, aos poucos e com diversos cuidados, começam a retomar a produção no Brasil. Isso sinaliza que teremos um mês de maio melhor que abril, mas ainda abaixo do normal.

Entre as medidas tomadas pelas marcas, estão o uso de máscaras, reforço da higiene, distanciamento social (com adaptações em transportes e refeitórios), medição diária de temperatura corporal, formulário digital de autodeclaração de saúde, além de um monitoramento de casos suspeitos ou confirmados.

Volkswagen

Volkswagen T-Cross
icon photo
Legenda: Volkswagen T-Cross será o foco no primeiro momento de retomada da produção
Crédito: Divulgação

A empresa alemã foi uma das marcas que retomou as atividades nesta semana. Além dos cuidados descritos, a empresa está trabalhando com apenas 50% da capacidade diária e apenas na unidade de São José dos Pinais, no Paraná. As unidades paulistas devem retomar a produção ao final de maio. A VW também reiniciou as atividades na Argentina.

Chevrolet

Chevrolet Tracker azul em nova geração em movimento na estrada
icon photo
Legenda: General Motors foca em entregar o novo Tracker, recentemente lançado
Crédito: Divulgação

Outra empresa que retomou parte das atividades nesta semana. A empresa está trabalhando inicialmente com apenas com um dos turnos da fábrica de São Caetano do Sul, em São Paulo. A GM pretende atender a demanda pelo novo Tracker, lançado no início da quarentena.

Fiat e Jeep

Fabricafiatbetim
icon photo
Legenda: Maior fábrica do Grupo FCA fica em Betim, Minas Gerais
Crédito: Divulgação

Cerca de 600 funcionários já trabalhavam na fábrica de Campo Largo, no Paraná, onde são feitos os motores E.torQ. Na ultima semana, as empresas anunciaram que 4,3 mil colaboradores retornaram à fábrica de Betim, em Minas Gerais. Além disso, outros 1,5 mil trabalhadores retomaram a produção da Jeep (e da Toro) em Goiana, Pernambuco.

BMW e Renault

Fábrica da BMW em Araquari (SC)
icon photo
Legenda: Fábrica da BMW retomou atividades
Crédito: Fábrica da BMW em Araquari (SC)

Ambas retomaram a produção ainda no começo de maio. A BMW reabriu a fábrica de Araquari, em Santa Catarina, com direito a ônibus exclusivo fornecido pela empresa. Os colaboradores do grupo de risco seguem afastados.

A Renault não detalhou as medidas, mas disse que "foi adotado um rígido protocolo de segurança com medidas de prevenção aos trabalhadores” na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Motos

No final de outubro, a BMW comemorou 50 mil motos produzidas no Brasil com uma R 1200GS Adventure
icon photo
Legenda: No fim de 2019 a BMW comemorou 50 mil motos produzidas no Brasil com uma R 1200GS Adventure
Crédito: Divulgação

A BMW anunciou na última segunda-feira, 18, a retomada das atividades da planta de Manaus, onde faz suas motos. A produção estava parada desde 30 de março. Yamaha e Harley-Davison voltaram às atividades no fim de abril. A Kawasaki não chegou a interromper por completo a produção.

Comentários