Ford se une a McDonald's por fabricação de peças

Marcas norte-americanas firmam acordo para aproveitar a palha do café - casca do grão torrado - para fazer novas peças

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Ford se une a McDonald's por fabricação de peças
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford fechou uma parceria com o McDonald's nos Estados Unidos para aproveitar a palha de café – casca seca do grão que sobra no processo de torrefação – na fabricação de peças de automóveis (veja o vídeo abaixo).

O projeto nasce para dar destino a boa parte das milhares de toneladas de palha de café que são geradas por ano, que normalmente são usadas como adubo ou carvão.

A união aconteceu depois que as empresas descobriram que a palha de café tem propriedades capazes de reforçar certos tipos de peças, criando um material durável - quando é aquecida a altas temperaturas sob baixo oxigênio e misturada com plástico e outros aditivos, ela dá origem a um granulado que pode ser moldado em vários formatos.

Segundo a Ford, os componentes feitos com esse composto são cerca de 20% mais leves e consomem até 25% menos energia no processo de moldagem. Sua resistência ao calor também é melhor, o que favorece a aplicação em peças como carcaças de faróis e outros componentes no próprio compartimento do motor.

 

Ainda de acordo com a Ford, a parceria é um dos exemplos de abordagens inovadoras das empresas para o gerenciamento do produto e do meio ambiente. O projeto envolve também a Varroc Lighting Systems, fornecedora de faróis, e a Competitive Green Technologies, processadora da palha de café.

icon photo
Legenda: Ford faz parceria com Mcdonald's para produzir peças sustentáveis
Crédito: Divulgação
Comentários