Gasolina promete mais desempenho e menor consumo

Shell afirma que nova geração da aditivada V-Power limpa 80% da sujeira do motor com apenas um abastecimento

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Redação WM1
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A Raízen, empresa que licencia a marca Shell no Brasil, está lançando no país a nova geração da gasolina aditivada V-Power, até então chamada nos postos de V-Power Nitro+. De acordo com a companhia, o novo combustível traz a mesma tecnologia Dynaflex usada na gasolina fornecida pela Shell à Ferrari, parceira da fabricante na Fórmula 1 há mais de 60 anos.

De acordo com a Raízen, a nova geração da V-Power já começa a chegar aos mais de 6.000 postos Shell no país e começa a ter divulgação nas redes sociais e na TV a partir de 16 de outubro. A gasolina agora traz 40% mais moléculas de produto detergente, responsável pela remoção dos resíduos da queima do combustível e do óleo dentro do motor, especialmente junto às válvulas e nos bicos injetores, os mais afetados. A promessa é de remover 80% desses resíduos logo no primeiro abastecimento.

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Legenda: nova gasolina aditivada shell v-power raizen
Crédito: nova gasolina aditivada shell v-power raizen

Além disso, essa gasolina conta com nova geração de aditivo para redução do atrito interno das partes móveis do motor, o que também ajuda a melhorar a performance nas acelerações e nas retomadas, além de contribuir para a redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes. As novidades, lançadas simultaneamente em mais 25 países, também se aplicam à gasolina V-Power Racing, de alta octanagem, voltada para veículos de maior desempenho.

A nova V-Power foi pensada especialmente para os motores mais modernos, especialmente aqueles que seguem a filosofia do "downsizing", muitas vezes trazendo três cilindros, turbo e injeção direta de combustível para entregar a mesma performance com um propulsor mais leve e compacto. No entanto, dizem os executivos da Raízen, pode ser usada sem problemas em automóveis mais antigos e rodados, bem como em motocicletas, barcos qualquer veículo com motor a gasolina. A marca também focou os SUVs, tão em alta no mercado, que trazem carroceria maior e mais pesada, exigindo mais dos propulsores.

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Legenda: nova gasolina aditivada shell v-power raizen Gilberto Pose
Crédito: nova gasolina aditivada shell v-power raizen Gilberto Pose

"Essa nova formulação me surpreendeu pelo nível de resposta do motor e também pelo padrão elevado de proteção de componentes internos. Ela é especialmente benéfica para motores mais recentes, que estão muito mais sujeitos a altas temperaturas e pressões internas maiores, com folgas menores entre os componentes. Esses propulsores são mais sujeitos à formação de sujeira interna e mais sensíveis ao desgaste",  explica Gilberto Pose (foto acima), coordenador técnico de combustíveis da Raízen.

De acordo com Pose, a redução de atrito proporcionada pela nova gasolina acontece da seguinte forma: o aditivo responsável por essa função tem um magnetismo que forma uma espécie de filme protetor nas paredes do cilindro, fazendo com que ele se movimente com mais facilidade, diminuindo com isso o desperdício de energia.

A Raízem não informa estimativas de melhora no consumo e no desempenho. Eduardo Wantuil, diretor de marketing da empresa, afirma que não dá para fazer uma estimativa precisa, já que esses números variam de acordo com o estilo de condução, o veículo e as condições da estrada. Mas, para dar uma ideia do potencial da novidade, o executivo informa que, no caso dos carros da Ferrari na Fórmula 1, a tecnologia Dynaflex resultou, de 2014 para cá, em um ganho de 23% na eficiência e de meio segundo por volta.

Pose também afirma que a nova formulação foi pensada também para ser utilizada em carros flex e com a gasolina brasileira, que tem até 27% de etanol, contra apenas 5% na Inglaterra, por exemplo. A Shell chegou a levar para a Alemanha, como parte da pesquisa e do desenvolvimento da nova V-Power, três carros flex brasileiros para a realização de testes.

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