Grandes perdem mais 3,2 pontos de participação

Renault e Citroën crescem acima do mercado entre as 10 mais
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Grandes perdem mais 3,2 pontos de participação
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

As quatro grandes montadoras – Fiat, Volks, GM e Ford – vêm perdendo participação desde a abertura do mercado, nos anos 1990, pois passaram a disputar a preferência do consumidor com as novas montadoras instaladas aqui e com os importadores. Todas essas marcas, mais os pequenos fabricantes de carros especiais, somam hoje 77 empresas. Portanto, com essa concorrência, a tendência das quatro marcas tradicionais seria mesmo reduzir a participação, enquanto as novas vão avançando.

O balanço do primeiro semestre de 2011 mostra claramente esse processo. Nenhuma das quatro grandes conseguiu acompanhar o crescimento do mercado de carros e comerciais leves no período, que foi de 9,7%, enquanto a maioria das pequenas aumentou a participação.

Além de Fiat, Volks, GM e Ford, só mais sete marcas perderam participação no mercado no primeiro semestre de 2011: Hyundai, Honda, Toyota, Peugeot, Subaru, Dodge e Smart. Todas as demais que atingiram pelo menos 0,1% das vendas totais, aumentaram as vendas este ano.

Os destaques entre as dez mais vendidas foram a Renault, que conquistou 0,6 de participação passando de 4,32% para 4,91% e a Citroën, que subiu de 2,42% para 2,84%, um aumento de 0,41 ponto na participação do mercado total. Foram as únicas das “Dez Mais” que cresceram acima do mercado este ano.

A classificação por venda mantém as primeiras cinco posições inalteradas. A Fiat segue na liderança, com 22,37% referente a 366.390 carros vendidos. A seguir vem a Volks, com 337.997 unidades e 20,64% de participação, a GM, com 18,52% 303.290 unidades e a Ford com 9,53% e vendas de 156.014 carros.

Mas nas cinco posições seguintes houve alterações no ranking. A Hyundai passou a Honda e assumiu a sexta posição, deixando a japonesa em sétimo lugar. A Citroën, por sua vez, passou de uma só vez a Toyota e a Peugeot, assumindo o oitavo lugar no ranking estava em décimo no ano passado. A Toyota ficou em nono e a Peugeot em décimo veja a classificação.


________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

____________________
Siga o Joel Leite no Twitter

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors