Hyundai promove curso de mecânica para mulheres

Montadora incentiva a mulherada a conhecer melhor seus carros. E elas aprovam!

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Hyundai promove curso de mecânica para mulheres
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Cilindros, pistões, bielas, ciclo otto... Termos que fazem parte do mundo masculino, mas, muitas vezes, são desconhecidos para a maioria das mulheres. Para comemorar o mês da mulher, a Hyundai CAOA convidou 80 mulheres para um curso rápido sobre mecânica de automóveis. No curso, ministrado em uma concessionária em São Paulo, foram transmitidas noções básicas sobre o funcionamento dos principais elementos mecânicos de um veículo, para que elas – donas de Tucson, ix35, Azera e Veloster – conhecessem um pouco mais sobre seu companheiro de todos os dias, o carro.

À frente do curso, batizado de “Mecânica para elas – Você no comando do seu carro”, estão duas mulheres: Juliana Ribeiro de Miranda Chaves, colaboradora da área de pós-venda, e Vanuza Alves da Silva, técnica de serviços da CAOA. Para ministrarem as aulas, as consultoras participaram de um treinamento de quatro semanas, com técnicas de didática e dinâmicas de aprendizagem.

icon photo
Legenda: Mecânica para elas Hyundai
Crédito: Mecânica para elas Hyundai

Em um sábado do mês de março, fui convidada a pular da cama cedinho para me juntar às 20 alunas daquele dia. Para este curso, os jalecos e as luvas eram cor de rosa. Além disso, na sala de aula, só mulheres e um fotógrafo, o que contribuía para que as participantes ficassem mais à vontade para tirar as dúvidas. E foram muitas!

 Mecânica para elas Hyundai
Legenda: Mecânica para elas Hyundai
Crédito: Mecânica para elas Hyundai

A manhã foi dividida em uma parte teórica e outra prática, mesmo assim, deu tempo de abordar todas as principais peças de funcionamento de um carro. Pneus, ar condicionado, direção, freios, motor, air bags, todos os tópicos da apostila geravam muita curiosidade. Entretanto, combustível e transmissão foram insuperáveis naquele dia. Também deu tempo delas reclamarem bastante sobre a suspensão de seus SUVs ou de um suposto atendimento “atravessado” recebido em alguma ida à concessionária. Na ocasião, a cliente que mais me chamou atenção reclamou muito da suspensão traseira de seu SUV ix35, mas mesmo assim, estava no terceiro exemplar do utilitário esportivo, ou seja, se recusou a trocar de marca.

icon photo
Legenda: Mecânica para elas Hyundai
Crédito: Mecânica para elas Hyundai

Rogério Gonzaga, Diretor de Pós-Venda da CAOA, vê a situação como uma oportunidade perfeita para se aproximar do cliente e reverter o quadro. Prontamente, o executivo foi checar caso a caso o descontentamento das clientes insatisfeitas e como deixá-las felizes. “Temos um time aqui focado apenas em resolver os problemas de nossos clientes rapidamente”, explica.

Gonzaga diz que o plano de ter um curso para mulheres começou há seis meses e o que motivou a iniciativa foi o significativo aumento da participação feminina no processo de compra e manutenção de veículos. “Por isso, no que se refere ao Pós-Venda, é nosso dever oferecer os conhecimentos fundamentais sobre mecânica automotiva. Com isso, minimizamos os riscos desse importante público ser lesado por profissionais despreparados, além de proporcionar elementos que contribuam para a escolha consciente de um local confiável e de qualidade comprovada para a realização dos serviços de manutenção em seus veículos”, completa. Segundo a marca, o plano é expandir o curso para outras praças.

icon photo
Legenda: Mecânica para elas Hyundai
Crédito: Mecânica para elas Hyundai

As alunas puderam pegar com as as próprias mãos algumas peças do carro, verificar a diferença entre o óleo novo e o óleo usado e, depois, as instrutoras fizeram demonstrações na oficina, nos SUVs Tucson e ix35. Ao final, todas receberam um certificado de participação e alguns mimos. Acredito, porém, que o que as deixou mais satisfeitas, foi o ganho de conhecimento, para que não se sintam enganadas a cada revisão. Além disso, todas se sentiram mais próximas da marca que escolheram. Boa, Hyundai CAOA!

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors