Importados têm a maior participação desde 1998

Além do aumento da participação, a venda mensal é a maior da história.
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Importados têm a maior participação desde 1998
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nunca se vendeu tanto carro importado no Brasil. O setor está comemorando um recorde histórico no volume de vendas e a maior participação no mercado desde 1998.

No primeiro trimestre deste ano foram vendidas 104.608 unidades de veículos importados, uma média mensal de 34.869 carros, a maior da história, superando a média do ano passado que foi de 26.939 carros. Antes disso o melhor desempenho tinha sido em 1995, com uma média mensal de 30.754 unidades.

O volume vendido de veículos importados neste ano deu ao setor uma participação de 15,7% sobre o total do mercado, o melhor resultado em onze anos, desde 1998, quando a venda de importados chegou a ter um total de 22,6% do bolo do mercado. Além disso, a participação atual de carros importados é a terceira maior da história, só perdendo para a do ano de 1995.

O grande volume de vendas de importados nas vendas ao mercado interno começou em 1995, quando foi registrada participação de 21,4%. Mas logo no ano seguinte a alta do dólar levou a uma queda brusca de vendas, quando os estrangeiros representaram apenas 12,9% nas vendas totais. Em 1998 os importados bateram o recorde de participação, que dura até hoje, com 22,6% das vendas.

De 1999 a 2003 foi uma queda contínua, chegando a menor participação em 2004, quando apenas 3,9% dos carros vendidos no Brasil eram estrangeiros. Foi o período em que o governo aumentou a alíquota de importação de 22% para os atuais 35%. O governo deu incentivos tributários para as montadoras instaladas no Brasil a trazer carros de fora.

Em 2005 as vendas reiniciaram uma recuperação, que continua até hoje veja no gráfico. O acordo de comércio com a Argentina ampliou as importações daquele país.

Cerca de 80% dos carros importados pelo Brasil vêm da Argentina, onde estão instaladas fábricas da Fiat, Volks, GM, Ford, Toyota, Renault e Peugeot entre outras.


________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors