Invasão chinesa? A JAC vendeu menos do que a Kombi!

Sozinho, o Gol vendeu mais de quatro vezes todos os 24 carros chineses ofertados em 2011
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Invasão chinesa? A JAC vendeu menos do que a Kombi!
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Embora ainda com pequena participação nas vendas totais, as chinesas tiveram grande crescimento em 2011, assuntando as montadoras tradicionais e levando o governo a impor um aumento de IPI de 30% que não foi bem digerido pelo mercado.

Nem mesmo alguns fabricantes conseguiram defender o aumento do imposto para os importados sem fábrica no Brasil. Outros consideraram a medida agressiva, mas necessária, “porque a importação tira emprego de brasileiros e não contribui para a industrialização do País”, disse na época um alto dirigente.

Mas com o fechamento de 2011 é possível avaliar com mais precisão o que significou para o setor esse primeiro ano da “invasão chinesa”.

A JAC, com uma campanha milionária e agressiva, grande investimento na rede, foi a chinesa que mais vendeu no ano passado. Além do J3 e do J3 Turin, lançados inicialmente, a marca trouxe ainda a perua J6. Com os três modelos, a marca fechou 2011 com 23.728 mil unidades vendidas, ficando com 0,69% do mercado total.

Se assusta os fabricantes, esse número é insignificante comparado com os volumes negociados pelas grandes montadoras. A Kombi, sozinha, vendeu em 2011 mais 24.806 unidades do que todas as vendas da JAC. A Hilux 28.765 unidades também. A picape da Toyota é importada da Argentina e não paga o imposto de importação de 35% nem o adicional do IPI para as marcas que não têm fábrica no Brasil.

Ouvido pela AutoInforme, um representante dos fabricantes disse que esses números, embora aparentemente inofensivos, não devem ser desprezados. Ele prevê um aumento forte de vendas dos importados sem fábrica e dos chineses em particular, nos próximos anos. Explicou que o consumidor ainda tem muita restrição em relação aos chineses, mas que esse preconceito tende a ser eliminado com o tempo.

“O primeiro ano de uma marca é sempre mais difícil, há insegurança em relação à qualidade do produto, ao atendimento do consumidor, à reposição de peças e à depreciação do carro na hora da revenda. A tendência é a marca ter uma aceitação maior conforme aumentar a presença no mercado”, disse o executivo.

Outro problema de uma nova marca no mercado são as dificuldades de produção ou tropicalização do produto, o que diminuiu ou acaba nos anos seguintes.

Quer dizer: o recado dos fabricantes é de que esses números não devem ser desprezados, por menor que sejam, pois eles podem se multiplicar rapidamente e comprometer a produção local.

De qualquer forma, pelo menos por enquanto, não dá pra falar em invasão de um segmento que conquistou menos de 2% do mercado. Todas as marcas chinesas juntas venderam no ano passado 68.578 unidades, o que representou 1,99% de participação do total. Só a picape Saveiro, da Volkswagen, vendeu mais do que isso 71.218 unidades, ou 2,1%, assim como o Ágile, da GM 73.263 e o Sandero, da Renault 81.782, carros que nem figuraram entre os dez mais vendidos. Sozinho, o Gol vendeu mais de quatro vezes todos os 24 carros chineses ofertados em 2011.

O ranking dos chineses
Por marca - 2011
Class. Marca Unidades Part.
1 JAC 23.728 0,69%
2 Chery 21.682 0,63%
3 Hafei 16.725 0,49%
4 Lifan 2.822 0,08%
5 Chana 2.091 0,06%
6 Jinbei 818 0,02%
7 Changan 712 0,02%
Total 68.578 1,99%

Anfavea - 2011
Argentina
Fiat 84.106,
GM 73.264
Ford 50.957
Renault 46.723
Toyota 41.469
Peugeot 34.650
Volkswagen 20.913
Citroën 18.269
Mercedes-Benz 3.588
Total 375.739

México
Nissan 36.726
Ford 25.620
Volkswagen 16.642
Honda 16.277
GM 12.740
Fiat 6.899
Toyota 4
Total 114.908




Abeiva
Uruguai
Kia 5.036
Lifan 2.786
Chery 1.313
Total 9.135

México
Dodge 2.254
Chrysler 353
BMW 21
Total 2.628

O ranking dos chineses
Por modelo - 2011

Class.

Marca/Modelo

Unidades

JAC J3

12.808

Chery QQ

9.923

JAC J3 Turin

8.355

Hafei Ruiyi picape

7.721

Chery Face

5.780

Hafei Towner picape

5.434

Chery Tiggo

3.895

Changan Chana

2.803

JAC J6

2.480

10º

Lifan 320

2.003

11º

Chery Cielo 1.6 hatch

1.444

12º

Hafei Minivan

1.369

13º

Hafei Mini picape

1.154

14º

Lifan 620

819

15º

Jinbei Topic

797

16º

Changhe M100

702

17º

Hafei Zhongyi van

682

18º

Chery Cielo sedã

634

19º

Hafei Minivan Cargo

316

20º

JAC J5

80

21º

Hafei Start van

36

22º

Jinbei Van Cargo

21

23º

Hafei Zhongyi furgao

7

24º

Chery S18

3

________________________________

Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

____________________

Siga o Joel Leite no Twitter

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors