Jaguar exibe o Project 8, seu carro mais potente

Com 600 cv extraídos do motor V8 'supercharged', Project 8 é baseado no sedã XE e terá apenas 300 unidades fabricadas

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Jaguar exibe o Project 8, seu carro mais potente
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Jaguar acaba de apresentar ao mundo seu modelo de produção mais potente da história, com 600 cv e 71,3 kgf.m extraídos do motor V8 5.0 supercharged. Trata-se do XE SV Project 8, baseado no menor e mais barato sedã da marca britânica, cheio de modificações para acelerar forte nas pistas, a cargo da divisão SVO (Special Vehicles Operation), que cria os carros especiais e de maior desempenho da companhia.

icon photo
Legenda: jaguar-xe-sv-project-8_8
Crédito: jaguar-xe-sv-project-8_8

A produção será limitada a 300 unidades e a primeira aparição do Project 8 será neste fim de semana, durante o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra.

De acordo com a Jaguar, o sedã é capaz de atingir a velocidade máxima de 322 km/h e de sair da imobilidade e atingir os 96 km/h em apenas 3,3 segundos. Para tal, além do motorzão sobrealimentado por compressor mecânico, o XE SV Project 8 traz para-choques, capô e asa traseira ajustável de fibra de carbono, em nome da redução no peso.

icon photo
Legenda: jaguar-xe-sv-project-8_9
Crédito: jaguar-xe-sv-project-8_9

A carroceria também traz kit aerodinâmico e caixas de roda alargadas para acomodar as peças de 20 polegadas de alumínio forjado – outra medida para fazer o carro "emagrecer”. Longe dos olhos, o assoalho é plano, como em carros de Fórmula 1, para melhorar o fluxo do ar. Para percorrer as curvas em alta velocidade com mais aderência, a tração do modelo é integral – normalmente, o XE conta com tração traseira. A transmissão é automática de oito marchas.

icon photo
Legenda: jaguar-xe-sv-project-8_6
Crédito: jaguar-xe-sv-project-8_6

O conjunto de modificações inclui suspensões mais rígidas e amortecedores ajustáveis. Além disso, o Project 8 traz, pela primeira vez em um Jaguar, o “modo pista”, que regula as respostas do volante e do acelerador, além de deixar o controle de estabilidade mais permissivo, em nome de voltas mais rápidas em um autódromo – vale lembrar que o sedã é homologado para rodar normalmente em vias públicas.

icon photo
Legenda: jaguar-xe-sv-project-8_1
Crédito: jaguar-xe-sv-project-8_1

Para brecar com mais eficiência, o XE Project 8 conta com freios de carbono-cerâmica. Por dentro, nos Estados Unidos, o carro será oferecido com quatro assentos, sendo os dianteiros esportivos. Porém, a Jaguar também vai oferecer o carro sem o banco traseiro em outros mercados, com foco total em “track days”.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors