Jaguar prepara versão de 600 cv do sedã XE

Project 8 traz motor V8 supercharged e produção limitada a 300 unidades. Protótipo é testado na pista de Nürburgring

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Jaguar prepara versão de 600 cv do sedã XE
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Menor sedã da Jaguar, criado para concorrer com BMW Série 3Mercedes-Benz Classe C, o Jaguar XE tem opções de motor 2.0 turbo a gasolina e diesel e V6 “supercharged”, mas faltava ao menos uma versão com os famosos motores V8 sobrealimentados por compressor mecânico dos modelos maiores da marca britânica. Faltava: a Jaguar apresentou o XE Project 8, que será o modelo produzido em série mais potente da montadora, com 600 cv extraídos do V8 5.0 “supercharged”.

icon photo
Legenda: jaguar xe sv project8 4
Crédito: jaguar xe sv project8 4

Por enquanto, a Jaguar não divulga mais detalhes técnicos. O que se sabe é que o modelo está com desenvolvimento a cargo da divisão de performance Special Vehicles Operation, responsável pela criação de modelos como o F-Type Project 7, versão furiosa do cupê inglês que traz o mesmo motor de oito cilindros com compressor mecânico, ajustado para entregar 575 cv e dotado de tração traseira.

Ainda não se sabe se o XE Project 8 vai tracionar as quatro rodas ou apenas as traseiras nem o tempo de aceleração de zero a 100 km/h, mas deverá ser curto – a montadora divulgou fotos de um protótipo camuflado com adesivos em testes no famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha.

icon photo
Legenda: jaguar xe sv project8 2
Crédito: jaguar xe sv project8 2

Pelas imagens, dá para notar a “cara de mau” do sedã britânico, que ganhou carroceria alargada, difusor traseira e uma enorme asa traseira, deixando claro que o Project 8 vai ser uma boa companhia em “track days”. Também deverá ser mais leve que as versões “civis”, novamente com foco na performance.

Os preços ainda não foram anunciados, nem a data de lançamento, mas espere um valor bem elevado. Com produção limitada a 300 unidades, poderá ser ainda mais caro que o F-Type Project 7, qu custa 130 mil libras (cerca de R$ 546 mil na conversão direta) ou mais que o dobro do valor cobrado pela versão de entrada do cupê.

O Project 8 será apresentado no mês que vem durante o Festival de Velocidade de Goodwood, tradicional evento de automóveis e automobilismo realizado no Reino Unido, que este ano acontece de 29 de junho a 2 de julho em Goodwood House, na região de West Sussex.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors