Jaguar transforma ronco de motor V8 em imagens

Montadora produziu vídeo em que vibrações sonoras do F-Type SVR movem sementes e formam figuras completas. Confira

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Jaguar transforma ronco de motor V8 em imagens
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Uma das características mais marcantes do Jaguar F-Type SVR é o ronco borbulhante do seu motor V8 5.0 de 583 cv de potência e 71,34 kgf.m de torque, que permite acelerar de zero a 100 km/h em 3,5 segundos e atingir a velocidade máxima de 322 km/h.

icon photo
Legenda: jaguar f-type SVR som cimática
Crédito: jaguar f-type SVR som cimática

Não são poucos os predicados do modelo de produção mais potente da história da Jaguar, mas o som que sai dos escapamentos é um argumento de vendas que não poderia ser ignorado pelo marketing da montadora inglesa. Sabendo disso, a marca decidiu produzir um vídeo no qual dá para literalmente "enxergar" esse som.

icon photo
Legenda: jaguar f-type SVR som cimática 3
Crédito: jaguar f-type SVR som cimática 3

A Jaguar colocou uma unidade do F-Type SVR em um dinamômetro na sala à prova de eco que a companhia mantém em Gaydon, no Reino Unido, instalou microfones próximos ao escapamento e posiciou alto-falantes sobre placas distribuídas ao redor do cupê. Sobre essas placas, a produção punhados de sementes. 

Ao ligar o motor, as tais sementes se movem e formam figuras geométricas complexas, como os fractais que ficaram famosos nos anos 90, formando imagens semelhantes com base em fórmulas matemáticas. No caso do vídeo da Jaguar, a técnica usada se chama cimática, que consiste em formar imagens com base nas vibrações geradas por determinado som.

icon photo
Legenda: 940x576 2ebbabe6 9c68 4369 A000 7f138d382658 1

Na produção, as imagens formadas variam de acordo com a faixa de rotação do propulsor V8, da mais grave, nas baixas rotações, à mais aguda e gutural.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors