Jeep apresenta sete conceitos no deserto de Moab

Evento anual realizado nos Estados Unidos, apresenta releituras do presente e do passado e muita customização

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Redação WM1
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Como acontece todos os anos, a Jeep reuniu entusiastas da marca e apresentou conceitos de modelos do presente e do passado no Safari Anual de Páscoa, em Moab, no estado norte-americano de Utah, junto ao Grand Canyon. Na 51ª edição do evento, a montadora apresentou sete protótipos customizados.

Um dos que mais chama a atenção é o Grand One Concept, baseado em uma unidade de 1993 do Grand Cherokee, que traz rodas  douradas de 18 polegadas, pneus especiais para lama da BF Goodrich (de 33 polegadas!) e suspensão elevada em cinco centímetros. A distância entre-eixos foi ampliada, para maior conforto dos passageiros, enquanto o trem de força mantém as especificações originais, com motor V8 naturalmente aspirado de 5,2 litros e transmissão automática de quatro marchas.

Já o Jeep Quicksand Concept é baseado no Wrangler e, como o nome em inglês sugere, foi totalmente adaptado para rodar em dunas. Para encarar a areia do deserto, ele traz pneus específicos para esse terreno de 32 polegadas na dianteira e 37 na traseira. O capô traz uma abertura para acomodar o motor 392 Crate Hemi de oito cilindros, preparado pela Mopar, enquanto a transmissão é manual de cinco velocidades.

O Safari Concept, por sua vez, é uma adaptação do Wrangler Unlimited, com suas quatro portas removíveis feitas de vinil transparente, para os ocupantes curtirem a natureza à sua volta com alguma proteção contra a lama e a poeira. O teto também é transparente, enquanto os bancos traseiros foram elevados para melhorar a visão dos passageiros durante o passeio. Equipado com motor 3.6 V6 Pentastar e transmissão automática de cinco marchas, o Safari Concept traz um drone no bagageiro de teto e conta com um iPad instalado na cabine.

O Switchback Concept, por outro lado, é como um catálogo ambulante de peças da customizadora Mopar, pertencente ao Grupo FCA, dono da Jeep. Ele tem eixos Dana 44 na dianteira e na traseira e suspensão elevada em 10 centímetros. Para trilhas exigentes, o conceito traz, ainda, amortecedores especiais da Fox, protetores reforçados dos diferenciais dianteiro e traseiro e para-choques de aço. As portas têm uma abertura na parte inferior, que não consta do catálogo da Mopar. O motor é o conhecido V6 Pentastar, acompanhado de câmbio automático de cinco velocidades.

O Jeep Iluminator Concept, como o nome indica, tem foco na iluminação para trilhas noturnas. No caso, faróis e luzes auxiliares no para-choque e no capô são totalmente iluminados por LEDs. Para ajudar a abastecer com eletricidade tantas luzes, o protótipo tem painel solar embutido no teto, que também serve de base para pouso e decolagem de um drone.

Outro conceito mostrado foi o Jeep Trailpass, que é uma adaptação do novo Compass, lançado em setembro do ano passado no Brasil, com fabricação nacional, e que acaba de chegar ao mercado norte-americano. Baseado na versão Trailhawk, é o conceito mais urbano do septeto. A suspensão foi elevada em 3,8 cm e as rodas de 18", com detalhe laranja em uma de suas aberturas, trazem pneus de uso misto da Continental. No teto, um bagageiro serve para transportar equipamentos, como um par de plataformas de tração, usadas para colocar sob as rodas em trechos mais difíceis e enlameados. Sob o capô, o motor 2.4 do Compass convencional, acoplado à transmissão automática de nove marchas.

O sétimo conceito é outra releitura do passado, ao lado do One Concept. O CJ 66 Concept já apareceu na edição do ano passado do Sema, em Las Vegas (EUA), e se baseia no CJ de 1966. Traz pintura laranja, dois lugares (o estepe ocupa toda a parte traseira), não tem portas e conta com motor Mopar 345 Crate Hemi de 5,5 litros e oito cilindros, que rende 388 cv – a transmissão manual de seis marchas envia toda a força para as quatro rodas.

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