Kia é a marca que mais cresce no Brasil

Das grandes, apenas a Volks cresceu acima da média do mercado.
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Kia é a marca que mais cresce no Brasil
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– A Kia foi a marca que mais aumentou as vendas de carros e comerciais leves no primeiro quadrimestre deste ano, entre as dez primeiras do ranking. A empresa coreana vendeu de janeiro a abril 25.038 unidades, ante 15.053 no mesmo período do ano passado, o que resultou num crescimento de 66,3%, graças às boas vendas especialmente do Sportage, Cerato, Soul e Sorrento.

Um resultado bem acima da média: o mercado como um todo teve crescimento de apenas 3,8% no período.

A Kia deu esse salto espetacular na participação, de quase um ponto percentual: passou de 1,5% em 2010 para 2,4% do mercado de carros e comerciais leves.

Algumas marcas tiveram crescimento maior, mas, com pequeno volume de vendas, estão fora da lista das Dez Mais. Nesse segmento, destaque para as chinesas Chery e Hafei, com 3.478 e 4.927 unidades vendidas no quadrimestre, respectivamente, e crescimento de mais de 300%. Outras marcas, com presença ainda menor no mercado, tiveram aumentos expressivos, como a Jinbei 364%, a Hafei 285%, Jeep 343% Changan 143%, Ssangyong 99%, Porsche 72% e Mini 64%

Das quatro grandes, somente a Volkswagen cresceu acima da média do mercado, + 5,8%, com 219.184 unidades de janeiro a abril deste ano. A Fiat vendeu 232.362 no quadrimestre e cresceu apenas 2,7%. GM e Ford tiveram queda de vendas.

No ano passado, neste mesmo período, a GM vendeu 206.627 unidades; neste ano caiu para 194.163, uma redução de 6%, 12.464 veículos a menos. A Ford vendeu 7.734 carros a menos e teve uma queda de 7,1%.

Entre as marcas que apresentaram crescimento é preciso destacar as francesas Citroën e Renault. A Citroën foi a segunda que mais avançou este ano entre as Dez Mais. Vendeu 30.092 unidades de janeiro a abril, contra 24.785 no mesmo período do ano passado, crescendo, portanto 21,4%. Tinha 2,5% do mercado, agora tem 2,9% A Renault vendeu 53.165 unidades este ano, 14,3% a mais do que no quadrimestre do ano passado.

Vale destacar o bom desempenho da Nissan, que cresceu 63%, com 16.954 carros vendidos. Iveco comerciais leves e BMW cresceram acima dos 40%. Land Rover cresceu 35%, Volvo 28,5% e Audi 17,8%.

Por outro lado, é preciso registrar o mau desempenho de algumas marcas, que perderam participação em 2011. A Honda vendeu 36.818 unidades, -7,8% do que no mesmo período do ano passado e foi a pior entre as marcas que figuram no ranking das dez mais vendidas. A Peugeot, com apenas 26.087 carros vendidos vendeu 2,5 mil no ano passado, caiu 5,4% a Toyota vendeu 2,5% a menos e a Hyundai regrediu pela primeira vez nos últimos anos, embora tenha perdido apenas 0,5%: vendeu apenas 168 carros a menos que no primeiro quadrimestre de 2010.

Veja tabela.


________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

____________________
Siga o Joel Leite no Twitter

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors