Lotus radicaliza na dieta do novo Elise Cup 250

Esportivo abusa da fibra de carbono para pesar menos que o VW Up e acelerar de zero a 100 km/h em cerca de 4 segundos

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Lotus radicaliza na dieta do novo Elise Cup 250
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Algumas marcas de esportivos priorizam o baixo peso nos seus carros, mais que motores potentes, para conseguir mais desempenho e tempos de volta mais rápidos. Essa é uma característica da Lotus, marca britânica que nasceu nas pistas de corrida nos anos 50 e foi recentemente adquirida pela chinesa Geely, a mesma controladora da Volvo.

Esssa obsessão por dieta foi levada ao extremo com o novo Elise Cup 250, que a montadora acaba de apresentar no Reino Unido. O roadster (conversível) ficou 14 kg mais leve que seu antecessor, pesando apenas 884 kg, menos que um Volkswagen Up. Para ficar mais leve, o Elise recebeu bancos de competição de fibra de carbono, rodas de liga leve forjadas e vidro traseiro de policarbonato.

icon photo
Legenda: lotus-elise-cup-250.jpg
Crédito: lotus-elise-cup-250.jpg

Os clientes que desejarem cortar ainda mais peso têm à disposição itens opcionais, como escapamento de titânio, que sozinho corta 7 kg, e kit aerodinâmico de fibra de carbono, trazendo saias laterais e dianteira e difusor e asa traseiros – normalmente, essas peças vêm de série com material mais convencional. Esse kit de carbono é responsável pela redução de mais 3,7 kg.

icon photo
Legenda: lotus-elise-cup-250_2.jpg
Crédito: lotus-elise-cup-250_2.jpg

E dá para ir além: painel, teto removível e até a tampa do motor podem ser substituídos por componentes de fibra de carbono, eliminando outros 2,1 kg, enquanto os freios opcionais eliminam mais 4 kg.

O motor, instalado na posição central traseira, é 1.8 turbo de 246 cv de potência e torque de 25,4 kgfm, o que, convenhamos, não é muito, mas o baixo peso proporciona maravilhas: o Elise Cup 250 acelera de zero a 96 km/h em apenas 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 248 km/h, atributos de um esportivo puro-sangue. A transmissão é manual de seis marchas.

icon photo
Legenda: lotus-elise-cup-250_6.jpg
Crédito: lotus-elise-cup-250_6.jpg

O preço do lançamento no Reino Unido parte de 47,4 mil libras (cerca de R$ 196 mil na conversão direta),  pouco mais que o valor cobrado pelo Porsche 718 Cayman PDK (45 mil libras ou R$ 186 mil).

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors