As marcas que mais perderam durante o período de 2011

Todas as marcas tradicionais perderam participação. Honda, Toyota e Peugeot também não acompanharam o mercado
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. As marcas que mais perderam durante o período de 2011
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Com um catálogo de produtos ultrapassados, a GM não conseguiu manter o volume de vendas no ano passado, perdendo 1,3 ponto de participação no mercado de carros e comerciais leves. Foi a maior perda de uma montadora em 2011: a GM não apenas não acompanhou o crescimento do mercado, mas teve perda nominal, vendeu 25.465 carros e comerciais leves a menos do que no ano anterior, ficando com apenas 18,45% de participação. Em 2010 a participação da montadora estadunidense era de 19,76%.

A presidente da filial brasileira da GM, Grace Lieblein, disse ao repórter do UOL Carros Eugênio Augusto Brito, em Detroit, que o ano de 2011 trouxe um grande desafio para a GM. Ela quer “reinventar rapidamente a empresa, sob o risco de ficar presa no passado e deixar de representar uma opção a um consumidor mais exigente”.

Em números absolutos a Honda perdeu mais do que a GM em 2011, caiu de 126.164 unidades em 2010 para 92.905, vendendo portanto 33.259 carros a menos. Mas a Honda perdeu menos -1,08 ponto em participação, caindo de 3,79% para 2,71%.

Todas as marcas tradicionais perderam participação em 2011. A Ford caiu de 10,1% para 9,17%, perdendo 0,94 ponto e vendendo 22.304 carros a menos. A Fiat perdeu 0,83 ponto e vendeu 6.418 carros e menos.

A Volks foi a grande que menos perdeu participação fechou o ano com 20,39%, meio ponto a menos e foi a única das tradicionais que teve aumento nas vendas em números absolutos: saltou de 697.248 unidades em 2010 para 698.306 em 2011. Perdeu participação porque o mercado cresceu mais.

Peugeot e Toyota também perderam participação no ano passado: 0,21 e 010 ponto, respectivamente, além das pequenas Changan, Subaru, Smart e Dodge veja tabela.

Todas as demais marcas acompanharam o mercado ou cresceram acima da média em 2011, lideradas pela Renault e Nissan...

As marcas que mais perderam em 2011

Marca

 

Unidades/2010

 

% Unidades/2011

%

10/11 Queda

 GM

657.635

19,76

632.170

18,45

-25.465

-1,3

 Honda

126.164

3,79

92.905

2,71

-33.259

-1,08

 Ford

336.295

10,1

313.991

9,17

-22.304

-0,94

 Fiat

760.556

22,85

754.138

22,02

-6418

-0,83

VW

697.248

20,95

698.386

20,39

1.138

-0,56

 Peugeot

90.324

2,71

85.792

2,5

-4.532

-0,21

 Toyota

99.573

2,99

99.213

2,9

-360

-0,1

 Dodge

2.940

0,09

2.315

0,07

-625

-0,02

 Changan

868

0,03

712

0,02

-156

-0,01

 Subaru

2.663

0,08

2.360

0,07

-303

-0,01

 Smart

1.465

0,04

1.058

0,03

-407

-0,01

Agência AutoInforme

________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

____________________
Siga o Joel Leite no Twitter

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors