Nissan confirma venda do elétrico Leaf no Brasil

Modelo 100% elétrico rodava no País por meio de parcerias privadas. Ele tem autonomia para rodar cerca de 321 km

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nissan confirma venda do elétrico Leaf no Brasil
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Nissan anunciou oficialmente a venda do Leaf no Brasil, nesta sexta-feira (9). Elétrico mais vendido do mundo, o modelo também está confirmado em outros sete mercados na América Latina. São eles Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai e Porto Rico.

A primeira geração do modelo, lançado em 2010, já podia ser vista em algumas cidades brasileiras por meio de parcerias privadas. Roda como táxi em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, além de ser frota de algumas empresas de energia.

Pensado e projetado para rivalizar com o recém-lançado Tesla Model 3 e com o Chevrolet Bolt no segmento de elétricos mais acessíveis, o Leaf ganhou um visual mais esguio, esportivo e aerodinâmico, com pintura em dois tons, lanternas traseiras parecidas com as do SUV Kicks e dianteira com faróis de LEDs.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O modelo carrega motor elétrico que rende 150 cv de potência e 32,6 kgf.m de torque máximo. Nos Estados Unidos, tem preço de tabela a partir de US$ 29.990, cerca de R$ 97,5 mil, em conversão direta. A Nissan, no entanto, ainda não divulgou o preço oficial do modelo por aqui.

No exterior, o Leaf tem duas versões de baterias. A primeira tem equipamentos de 40 kWh, que proporcionam autonomia de cerca de 241 km com uma carga completa. A outra opção tem baterias com 60 kWh, para rodar cerca de 321 km até acabar a carga - essas são estimativas no ciclo norte-americano de consumo, enquanto a Nissan anuncia até 400 km no ciclo japonês.

A carga das baterias em uma tomada convencional leva cerca de oito horas, mas com carregador rápido o tempo cai para 40 minutos, com 80% da carga.

Uma das novas características do elétrico da Nissan é a função e-Pedal, que, ao apertar de um botão, faz o carro desacelerar até a imobilidade bastando tirar o pé do pedal do acelerador - o freio convencional continua ativo, caso seja preciso usá-lo. Ao aliviar o pé do acelerador, o carro já começa a reduzir a velocidade.

Além disso, o novo Leaf tem recursos de condução semiautônoma como ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e sistema de estacionamento semiautomático.

Comentários