O que é e como funciona o Isofix?

Sistema global de fixação de cadeirinhas para crianças passa a ser obrigatório no Brasil. Entenda como é sua instalação

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. O que é e como funciona o Isofix?
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Desde janeiro de 2020, conforme já tratamos aqui, passou a ser obrigatória a presença de pontos de fixação de assentos infantis em todos os carros fabricados em solo nacional. Essa resolução obrigou as marcas a adaptarem vários modelos. Mas você sabe o que é esse sistema, comumente chamado de Isofix?

Basicamente, o Isofix é um sistema internacional de fixação de cadeirinhas para crianças que prende os assentos diretamente ao chassi do carro. Esse tipo de fixação é mais preciso do que as cadeiras tradicionais que são presas pelo cinto de segurança.

O Isofix permite fixar não só os assentos infantis (voltados para a frente ou para trás), mas também as bases em que eles podem ser instalados.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como funciona o Isofix?

Se as cadeirinhas presas com cintos dão certo trabalho, as presas com Isofix são bem mais fáceis. Afinal, são dois pontos de ancoragem por cadeira que vão presos na parte inferior das costas do banco do carro.

Há exceções, mas geralmente esses pontos de ancoragem nos carros estão disponíveis somente no banco traseiro. Em alguns casos, há uma capa removível com a inscrição "Isofix" para ajudar a encontrar.

Absolutely Secure
Cadeiras do tipo vem com clipes que são fixados diretamente em pontos de ancoragem no banco
Crédito: iStock
toggle button

Para prender a cadeirinha, basta pressionar os clipes que vêm na cadeira nas peças montadas no carro. Há o barulho de um click e algumas unidades têm até indicador no assento que passa de vermelho para verde, sinalizando que a cadeirinha está bem instalada.

Mãe ajeita o cinto da cadeirinha infantil na filha já dentro do carro
No sistema Isofix, após fixar o assento, a única preocupação é ajustar o cinto da própria cadeirinha
Crédito: iStock
toggle button

 

Comentários