O que é e como funciona o Isofix?

Sistema global de fixação de cadeirinhas para crianças passa a ser obrigatório no Brasil. Entenda como é sua instalação

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Renan Rodrigues
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A partir do dia 29 de janeiro, conforme já tratamos aqui, será obrigatória a presença de pontos de fixação de assentos infantis em todos os carros fabricados em solo nacional. Essa resolução obrigou as marcas a adaptarem vários modelos. Mas você sabe o que é esse sistema, comumente chamado de Isofix?

Basicamente, o Isofix é um sistema internacional de fixação de cadeirinhas para crianças que prende os assentos diretamente ao chassi do carro. Esse tipo de fixação é mais preciso do que as cadeiras tradicionais que são presas pelo cinto de segurança.

O Isofix permite fixar não só os assentos infantis (voltados para a frente ou para trás), mas também as bases em que eles podem ser instalados.

Como funciona o Isofix

Se as cadeirinhas presas com cintos dão certo trabalho, as presas com Isofix são bem mais fáceis. Afinal, são dois pontos de ancoragem por cadeira que vão presos na parte inferior das costas do banco do carro.

Há exceções, mas geralmente esses pontos de ancoragem nos carros estão disponíveis somente no banco traseiro. Em alguns casos, há uma capa removível com a inscrição "Isofix" para ajudar a encontrar.

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Legenda: Cadeiras do tipo vem com clipes que são fixados diretamente em pontos de ancoragem no banco
Crédito: iStock

Para prender a cadeirinha, basta pressionar os clipes que vêm na cadeira nas peças montadas no carro. Há o barulho de um click e algumas unidades têm até indicador no assento que passa de vermelho para verde, sinalizando que a cadeirinha está bem instalada.

Quem falta....

Diferentes automóveis terão se adequar à nova legislação - que prevê também o encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes - para continuarem no mercado. As marcas já confirmaram as adaptações.

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Legenda: No sistema Isofix, após fixar o assento, a única preocupação é ajustar o cinto da própria cadeirinha
Crédito: iStock

Casos de Fiat Mobi, Uno e Doblò, Nissan March e Versa, Citroën C3 e Aircross, Renault Kwid, Duster e Oroch e Volkswagen Gol, Voyage, Saveiro, Fox. Já o up!, conforme WM1 noticiou, será homologado para apenas quatro passageiros para atender a questão do cinto de três pontos central.

 

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