OnStar agora avisa o nível da bateria por WhatsApp

Segundo a Chevrolet, ocorrência acabou se tornando comum na quarentena, já que muita gente deixou de ligar seus carros

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. OnStar agora avisa o nível da bateria por WhatsApp
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O sistema OnStar, da General Motors, vai adicionar mais um serviço: o aviso de baixa carga da bateria do carro. O alerta é disparado assim que a central do veículo detectar o problema diretamente para o Whatsapp do cliente, que é orientado a ir até o carro para ligar o motor por 15 minutos para que a recarga seja feita.

A queda do nível de bateria, de acordo com a empresa, se tornou comum durante a pandemia de Covid-19, quando carros passaram a ser menos utilizados, chegando a ficar dias e semanas parados. Por isso, está entre os itens mais importantes para serem preparados para a quarentena.

A baixa taxa de utilização e o não funcionamento do motor potencializam o dreno de energia. Quando isso acontece, o carro não dá a partida. A solução pode vir desde um socorro mecânico, possivelmente feito por meio de uma "chupeta", a até a necessidade da substituição da bateria.

Chevrolet Onix Plus Premier 2020
icon photo
Legenda: OnStar funciona como concierge, oferece serviços de segurança e ainda dá sinais do carro via WhatsApp
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Quem tem?

O serviço está disponível para a nova geração de carros "conectados" da Chevrolet (como os novos Onix, Onix Plus, Tracker, Cruze Sport6 e Cruze sedã) com algum plano OnStar ativo - incluindo o gratuito. A frota total de carros da Chevrolet com o OnStar no Brasil é de aproximadamente 180 mil veículos.

 

Antes deste novo serviço, o sistema OnStar oferecia outros sistemas de proteção e segurança ao consumidor quando ele se encontrava distante de casa, como o de resposta automática em caso de acidente (ao acionar os airbags, o carro envia sinal para uma central mediar eventual pedido de socorro) e o de auxílio na recuperação veicular (após aviso de furto ou roubo, a localização em tempo real do veículo é compartilhada com a polícia).

Cruze Sport6 Painel
icon photo
Legenda: Onix, Onix Plus, Tracker e Cruze (foto) vêm com OnStar e plano conectado
Crédito: Divulgação

Ligue o carro de dentro de casa

Outra comodidade que os novos Onix, Onix Plus, Tracker e Cruze oferecem é o aplicativo "myChevrolet", que permite comandar funções do veículo a distância.

Isso significa que pelo app é possível ligar e desligar o motor sem a necessidade de ter que se deslocar até o carro, minimizando a exposição ao vírus em garagens comunitárias, por exemplo. Acionamento remoto do motor foi um recurso desenvolvido originalmente para iniciar a climatização da cabine de forma remota - e é exclusiva de configurações equipadas com câmbio automático.

Vale lembrar que pelo aplicativo também é possível consultar a vida útil do óleo, o nível de combustível no tanque e a pressão dos pneus, outros itens relevantes que carecem de atenção quando um automóvel fica parado por períodos mais longos.

Comentários