Todo o início de mês a Fenabrave, associação que representa as concessionárias de todo o Brasil, elabora um relatório com os números consolidados de vendas do mês anterior, com os carros mais vendidos por cada segmento. Agora, é hora de ver os resultados de todo o ano de 2019.
Temos em mãos, portanto, os recém-divulgados dados de todo o ano passado. Abaixo, veja quem foi o líder das cinco principais categorias do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
Como já era de se imaginar, o Chevrolet Onix foi o carro mais vendido de todo o mercado e também o líder de seu segmento. Foram impressionantes 241.214 unidades vendidas em 2019 - com 21.442 registros só em dezembro.
O Ford Ka fechou o ano na segunda colocação, com 104.331 licenciamentos (8.922 em dezembro), e o Hyundai HB20 foi o terceiro no ano, com 101.590 (7.679 em dezembro).
Aqui é importante registrar que a Fenabrave não "unificou" Prisma e Onix Plus, ao contrário do que fez com Onix e Joy - que, no relatório, viram simplesmente "Onix" e somam resultados.
O Prisma de antiga geração, que agora se chama Joy Plus, portanto, foi o sedã mais vendido do Brasil, com 73.721 unidades emplacadas ao longo do ano. Embora tenham sido somente 1.304 em dezembro.
Algo totalmente aceitável se notarmos o sucesso do Onix Plus, o "novo Prisma", que teve 9.989 licenciamentos no mês passado. Desta forma, foi o sedã compacto mais vendido do mês. Mas, no acumulado do ano, a ordem é Prisma, Toyota Corolla (56.727) e Ford Ka Sedan (51.260).
O Jeep Renegade terminou 2019 como SUV mais vendido do Brasil, com 68.726 unidades emplacadas. Em segundo ficou o "irmão" Jeep Compass, que teve 60.362 registros de vendas em 2019, seguido pelo Hyundai Creta, que ficou com a medalha de bronze com 57.460 licenciamentos no ano passado.
Porém, é importante destacar que o "gráfico" do Renegade já começou a cair. Em dezembro ele ficou apenas na quinta posição, com 5.705 vendas, atrás de Volkswagen T-Cross (6.631), Hyundai Creta (6.625), Nissan Kicks (5.971) e Jeep Compass (5.839). O sucesso do utilitário da VW é realidade desde setembro.
No segmento dominado pela FCA (Fiat Chrysler Automóveis), que teve Strada e Toro sempre na liderança, quem levou a melhor no acumulado do ano foi a picape menor. A Strada teve 76.223 unidades licenciadas (6.276 em dezembro).
A Toro, medalha de prata, ficou com 65.566 registros em 2019, mas ainda teve o gosto de ser a picape mais vendida do mês passado, com 6.493 emplacamentos.
A terceira posição no ano ficou com a Volkswagen Saveiro (42.270 em 2019; 3.358 em dezembro), seguida de perto pela Toyota Hilux, a líder entre as médias, que teve 40.419 licenciamentos no ano passado e 3.650 em dezembro. Em seguida aparecem Chevrolet S10 (32.161) e Ford Ranger (22.218).
O muscle car da Ford confirmou o favoritismo e levou o título de esportivo mais vendido de 2019. Foram 384 unidades emplacadas do modelo de janeiro a dezembro, seguido por Porsche 911 (259 unidades no mesmo período) e BMW Z4 (233 emplacamentos).
Somente em dezembro, porém, o roadster da BMW mandou bem demais: 40 unidades, seguido por 911 (27 licenciamentos) e Porsche Boxster (26). O Mustang, no mês passado, foi somente o quinto esportivo mais vendido, com 17 carros emplacados.
É importante destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos naturalmente "nascidos" esportivos. Não são consideradas versões esportivas de carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS4, por exemplo.