Palio é o líder de vendas em agosto

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Palio é o líder de vendas em agosto
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Ao divulgar o ranking de vendas ou dar qualquer outra informação para a imprensa cada fábrica o faz de acordo com seus interesses, com o objetivo de destacar a sua marca e fazer valer a sua visão, a sua interpretação dos números. Por isso, muitas vezes o leitor fica na dúvida sobre uma determinada informação. Não é para menos: há quem diga que estatística é a arte de “distorcer os números até que eles confessem”. Em alguns casos, no entanto, eles não confessam, ou melhor, não dá para engolir.

Imaginem que a simples pergunta “Quem vende mais, Palio ou Corsa?” poderia ter várias respostas. E tem. A GM mostra por números que o Corsa é o mais vendido; a Fiat diz que é o Palio.

Como a visão do mundo é livre, não dá para contestar o fato de a GM juntar, numa conta só, as vendas do Corsa sedã, do Corsa hatch e do Classic o velho Corsa Sedan, ainda com a carroceria antiga. Como deu o mesmo nome para os dois modelos – hatch e o sedã – o Renavam os consideram um carro só. Mas também as vendas do Classic são computadas no bolo do Corsa, juntando alhos com bugalhos. Incoerente, a GM chama o Corsa velho de “Classic” quando não quer misturar o velho com o novo e chama de “Corsa” quando fornece os números de venda.

Já a Fiat, que deu o nome de Siena à versão sedã do Palio, paga o preço por isso, já que para o Renavam são carros diferentes. Mas a fábrica de Betim também tem uma interpretação própria do que é um comercial leve. Ela simplesmente elimina o EcoSport dessa categoria, classificando-o como um carro de passeio. O resultado dessa mudança – irreal para os concorrentes, especialmente a Ford - é a liderança da picape Strada na categoria dos comerciais leves. Curioso não?

Como se vê, não existe “o fato”, mas sim a visão do fato, que é diferente para cada um: por interesse econômico, por paixão, por ignorância ou falta de visão.

Mas voltando ao nosso dia a dia, vamos dar a nossa visão do mundo do automóvel. Pois aqui está: a dupla Palio/Siena fechou o mês de agosto na liderança do mercado brasileiro, na frente de todas as outras duplas sedã/hatch. O Palio sedã e hatch vendeu 14.752 unidades em agosto, 353 unidades a mais do que o Gol que não tem versão sedã.

O Corsa sedã e hatch + Classic, fechou o mês com 12.010 unidades; a dupla Fiesta, 10.365, a dupla Clio, 2767 unidades e o Astra, sedã e hatch, 2.646 unidades.
____________________________________
E-mail: joelleite@autoinforme.com.br

Joel Leite é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors