Pirelli lança complexo multipistas no Brasil

Projeto de novo circuito de testes nasceu em 2012 e demandou investimento de R$ 90 milhões para sair do papel

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Renan Rodrigues
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A fabricante de pneus Pirelli anunciou nesta terça-feira, 18, o lançamento do Circuito Panamericano, maior complexo multipistas da empresa em toda a América Latina. Localizado na cidade de Elias Fausto, interior de São Paulo, o local engloba sete pistas com diferentes utilidades.

Além do desenvolvimento dos produtos Pirelli, a unidade também estará à disposição das montadoras e outros parceiros para realizar de avaliações técnicas e outras atividades. A empresa já tinha um campo de provas em Sumaré (SP), que já é usado por fabricantes de veículos.

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O projeto, que nasceu em 2012 e demandou investimento de R$ 90 milhões, está instalado em um terreno de 1.650.000 m², espaço oito vezes maior do que o antigo campo provas e apresenta áreas construídas e pavimentadas de cerca de 205.000 m². Cada boxe do Circuito Panamericano ocupa uma superfície de 240 m² e oferece desde escritório climatizado até ar comprimido e portas automáticas.

Confira o nome e a utilidade de cada pista:

Moto Pista Pirelli
Pista será utilizada para diversos tipos de testes
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1. Pista de Dry Handling (extensão de 3.400 m): traçado para testes de dirigibilidade e performance em pista seca, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.

2. Pista de Wet Handling (extensão de 2.000 m): pista para testes de dirigibilidade e performance com pista molhada artificialmente, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.

3.Pista Steering Pad (quatro raios diferentes de 40 m, 43,7 m, 47 m e 50,5 m): é o traçado onde se realizam os testes de aceleração lateral em pista seca ou molhada, e onde se avalia o limite máximo de aderência lateral dos pneus.

4. Pistas de Comfort (extensão de 715 m): é aqui que acontece os testes de NVH (Noise, Vibration and Harshness – ou "Ruído, Vibração e Aspereza"). A partir desta pista, são feitas avaliações subjetivas, graças à experiência dos pilotos de teste da Pirelli, ou objetivas, por meio de instrumentos sofisticados de medição.

5. Pistas de Testes Especiais (extensão de 2.500 m): são traçados que permitem a maior variedade de testes. São testes objetivos (com instrumentos de medição) em que se destacam aquaplanagem em curva e reta, frenagem em pista seca e molhada, impacto contra guia, mensuração da área de contato do pneu com o solo, detalonamento (quando o pneu "desencaixa" da roda), ruído Interno (em 6 tipos diferentes de superfícies), entre outras possibilidades.

6. Pistas de Ruído Externo (extensão de 1.000 m): são duas áreas de medição. Nelas, são feitos testes em que se capta o ruído externo ao veículo, em conjunto com equipamentos como o coast-by-noise e pass-by-noise.

7. Circuito off-road (extensão de 1.900 m): dirigibilidade, controle e tração em várias condições de off-road (terra, lama, grama).