A Pirelli produz pneus de competição para diversas categorias do automobilismo brasileiro e da América Latina desde a década de 1970. Mas, a partir de agora passa a ter um módulo exclusivo para a fabricação de compostos para o esporte a motor.
O espaço de 450 m² foi inaugurado na fábrica da empresa em Campinas (SP), com a promessa de produzir e desenvolver até 50 mil compostos por ano.
De lá, sairão pneus slick e de chuva para diversos campeonatos do país, como a Stock Light, Mercedes-Benz Challenge e Rally dos Sertões, além de torneios da Argentina (como TC 2000, Fórmula Renault e Rally Argentino) e Costa Rica (CTCC e Toyota Yaris Cup).
“Pneus de corrida exigem análise contínua e desenvolvimento constante. Com o Módulo de Competições, teremos 15 pessoas dedicadas à produção desses compostos”, afirma Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina.
Segundo o executivo, a Pirelli tem atualmente 42 medidas disponíveis para as categorias parceiras. "Só no Brasil, estamos presentes atualmente em mais de 25 eventos e 40 corridas por ano”, destaca.
De acordo com Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli para a América do Sul, foi investido US$ 1 milhão entre 2018 e 2019 para a viabilização do projeto do Módulo de Competição. “Até 2021, teremos mais um significativo investimento na fábrica de Campinas”, revela.
Sentiu falta da Stock Car no novo espaço exclusivo de pneus de corrida? A Pirelli também fornece borracha para a principal categoria do automobilismo nacional. Só que os pneumáticos usados pelo torneio vêm do Módulo de Competição da Romênia.
“Eles estão nos atendendo perfeitamente, o custo logístico disso não é tão significativo, então continuaremos trabalhando com a importação”, explica Fabio Magliano, gerente de produtos Pirelli para a América Latina.