Placa Mercosul será obrigatória em todo país

Novo modelo de identificação começa a valer em todo o território brasileiro a partir do dia 31 de janeiro

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Placa Mercosul será obrigatória em todo país
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Apesar de odiada por muitos motoristas, enfim a placa Mercosul será obrigatória no Brasil. A partir do dia 31/01/2020, todos os novos carros emplacados no país deverão utilizar o novo modelo de identificação.

Para quem não se lembra, a implantação da placa Mercosul já foi adiada por seis vezes. Anunciada em 2014, as placas deveriam começar ser utilizadas em 2016. Diversos problemas, contudo, fizeram com que as primeiras novas identificações só começassem a ser usadas em 2017.

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a adotar o novo padrão. Além dele, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia também aderiram à placa antes da obrigatoriedade. Os outros estados terão de começar a usar a placa Mercosul a partir do dia 31 de janeiro.

É obrigatório?

Após algumas sanções do governo, as regras para a nova placa mudaram. Agora, ela só será obrigatória em caso de primeiro emplacamento ou roubo, furto, dano ou extravio da placa antiga. Em caso de mudança de município ou unidade federativa, o novo padrão também é obrigatório.

 

Comentários