Pode não parecer, mas é a 2ª geração do Duster

SUV da Renault exibe evolução do design atual, com faróis maiores. Apresentação será este mês no Salão de Frankfurt

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Pode não parecer, mas é a 2ª geração do Duster
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Sétimo SUV mais vendido do Brasil, com 10.394 unidades emplacadas de janeiro a julho deste ano, o Renault Duster anda com visual um pouco datado, ainda mais se comparado ao Captur, que chegou ao mercado há alguns meses trazendo a mesma base, porém com design mais caprichado. Lançado na Europa em 2010 e aqui no ano seguinte, o utilitário esportivo está prestes a ganhar a segunda geração, que será revelada em detalhes no Salão de Frankfurt (Alemanha), que acontece de 14 a 24 de setembro.

icon photo
Legenda: Dacia Renault Duster 2018
Crédito: Dacia Renault Duster 2018

Antes disso, porém, a Dacia divulgou fotos da parte externa do Duster 2 antes da apresentação oficial - no mercado europeu, o SUV é vendido com o emblema da subsidiária romena da Renault. A fabricante já havia divulgado um "teaser" em vídeo com a dianteira do modelo.

O design é uma evolução do atual, como indicavam imagens de unidades de teste camufladas - a dianteira é quase idêntica à atual, exibindo faróis maiores e para-choque redesenhado, com um aplique plástico que sai da parte inferior e avança até quase a grade do motor, imitando uma proteção metálica - recurso de estilo bem conhecido dos brasileiros, por estar presente em muitos modelos aventureiros vendidos aqui - como o próprio Duster atual.

icon photo
Legenda: Dacia Renault Duster 2018
Crédito: Dacia Renault Duster 2018

As laterais, por sua vez, trazem a "linha de ombro", aquela que delimita a base das janelas, mais alta, dando a impressão que o carro está mais encorpado - e provavelmente reforçando a segurança relativa impactos laterais. Os para-lamas dianteiros, por sua vez, contam com aplique plástico simulando uma saída de ar, como em modelos esportivos, e aparentemente traz repetidor de seta embutido.

A traseira é a parte que recebeu mais mudanças, especialmente as lanternas, que receberam formato quadrado com bordas arredondadas, lembrando muito as peças presentes no Jeep Renegade. As rodas de liga leve também foram redesenhadas (foto acima).

À primeira vista, o porte não mudou muito em relação ao Duster atual, mas dá para esperar um discreto aumento nas dimensões gerais nessa nova geração. A parte interna ainda não foi exibida e deve receber melhorias no acabamento e na lista de equipamentos disponível.

icon photo
Legenda: Dacia Renault Duster 2018
Crédito: Dacia Renault Duster 2018

Especula-se que o Duster vá receber também uma versão com entre-eixos alongado e espaço para sete ocupantes, informação que a Dacia nem a Renault confirmam no momento.

Lá fora, o utilitário deve ter à disposição a opção de motor 1.2 turbo, como atualmente, além de propulsores turbodiesel. Ainda não se sabe quando o Duster será renovado no Brasil - hoje, o modelo é vendido aqui com motor 1.6 de 120 cv de potência, que recentemente recebeu a opção de câmbio CVT com trocas sequenciais, e 2.0 de 148 cv, que pode ser acompanhado de transmissão manual ou automática de quatro marchas. O motor maior tem opção de tração 4x4 - nas demais versões, ela é dianteira.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors