Polestar 1 é híbrido de carbono com mais de 600 cv

Primeiro modelo da marca esportiva ligada à Volvo chega apenas em 2019 com autonomia de 150 km no modo elétrico

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Polestar 1 é híbrido de carbono com mais de 600 cv
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Polestar, antiga divisão de alta performance da Volvo similar à AMG da Mercedes-Benz, recentemente convertida em marca independente de veículos elétricos e híbridos, acaba de apresentar seu primeiro modelo de produção: o Polestar 1, inspirado no conceito Volvo Concept Coupe, de 2013.

icon photo
Legenda: 2018 polestar 1
Crédito: 2018 polestar 1

Como o nome indica, trata-se de um cupê de duas portas, com chassi e carroceria feitos inteiramente de fibra de carbono para maior leveza e rigidez torcional. Construído parcialmente sobre a mesma matriz modular SPA do sedã S90 e do SUVXC60, da Volvo, o esportivo traz propulsão híbrida do tipo plug-in, que recarrega as baterias na tomada, combinando motor 2.0 turbo e outro propulsor elétrico. Juntos, os dois rendem respeitáveis 608 cv de potência e colossais 101,9 kgf.m de torque.

icon photo
Legenda: 2018 polestar 1
Crédito: 2018 polestar 1

A tração é integral, nas quatro rodas, sendo que o propulsor a combustão empurra as rodas dianteiras e o elétrico, com vetorização de torque para facilitar o contorno de curvas, as traseiras.

Além disso, a Polestar informa que o seu primeiro modelo construído com o logotipo da marca (ele não tem nenhum emblema da Volvo) é capaz de rodar até 150 km no modo totalmente elétrico, possivelmente a maior autonomia atualmente em um híbrido.

icon photo
Legenda: 2018 polestar 1
Crédito: 2018 polestar 1

Números de aceleração e de velocidade máxima ainda não são informados, tampouco a capacidade das baterias. No entanto, usando a versão de topo T8 do Volvo S90 a título de comparação, com certeza terá performance bastante superior, considerando que o sedã tem 203 cv e 36,64 kgfm a menos. O S90 nessa configuração, que também é híbrida, sai da imobilidade e alcança os 100 km/h em 5,2 segundos e chega a 250 km/h. Por falar no S90, faróis, lanternas e o interior do Polestar 1 são bastante similares.

icon photo
Legenda: 2018 polestar 1
Crédito: 2018 polestar 1

Quem ficou animado com o Polestar 1 vai ter de esperar bastante para ver o carro nas ruas. A Polestar informa que o início da produção do cupê está previsto para meados de 2019 em uma nova fábrica que a Geely, dona da Volvo e da Polestar, deve terminar de construir por volta do segundo semestre de 2018. As reservas já podem ser feitas on-line, e o carro será comercializado em regime de assinatura mensal, com planos de dois e três anos. Os valores ainda não foram divulgados.

icon photo
Legenda: 2018 polestar 1
Crédito: 2018 polestar 1

Para peitar a Tesla e especialmente fazer frente ao recém lançado Model 3, a Polestar vai lançar por volta do fim de 2019 um modelo mais compacto, a ser chamado de Polestar 2, e que será o primeiro modelo do grupo automotivo com propulsão 100% elétrica. Também está nos planos o projeto de um SUV elétrico, a ser chamado de Polestar 3.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors