Preço do carro exportado aumenta 13,34%

Caem exportações, mas as fábricas comemoram: com mais valor agregado preço do carro para o exterior sobre de US$ 15,2 para US$ 17,3 mil
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Preço do carro exportado aumenta 13,34%
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Você já reparou que as fábricas de carros pararam de reclamar da defasagem cambial? Em 2006, a cada reunião mensal da Anfavea com jornalistas da área era uma ladainha: porque o dólar baixo prejudica as exportações, isso e aquilo.

De fato as exportações caíram, mas os fabricantes diminuíram o ritmo de reclamação. Pudera: estão vendendo menos unidades e ganhando mais dinheiro. A mágica? Os carros exportados vão com maior valor agregado, mais equipados.

Isso é tudo o que qualquer fabricante quer: vender menos a um preço maior.

De quebra, o dólar barato ajuda as empresas instaladas no Brasil em relação à importação de peças e componentes. Boa parte dos carros feitos no Brasil e na Argentina usa peças importadas, principalmente as eletrônicas. Portanto o carro ficou mais barato co a valorização do real.

Em 2006 a indústria automobilística exportou 865,2 mil unidades e faturou com isso U$ 12,3 milhões. Em 2007 teve uma pequena redução no número de unidades vendidas ao exterior 816,6 mil unidades e teve praticamente o mesmo faturamento US$ 12,461 milhões. Mas no primeiro trimestre deste ano a relação unidades/preço mudou bastante.

O carro brasileiro exportado em 2006 custou na média US$ 14.225. Em 2007, US$ 15.260 e neste ano é vendido por US$ 17.297. O preço do carro exportado portanto aumentou em 13,34% este ano, em relação ao ano passado

Exportações






Ano Em mil unidades Em milhões US$2008 Valor unitário US$
2006865,2U$ 12.307 14.225
2007816,6U$ 12.46115.260
Jan-mar 2008185,0U$ 3.24317.297


Fonte:ANFAVEA


Leia outras colunas de Joel Leite aqui
________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors