Primeira cadeirinha infantil com airbags é lançada

Equipamento traz 2 bolsas infláveis para proteger o pescoço da criança e está inicialmente disponível só no Reino Unido

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Primeira cadeirinha infantil com airbags é lançada
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Cada vez mais presentes nos carros novos comercializados no Brasil, os ganchos Isofix serão itens obrigatórios de segurança a partir do ano que vem no país e sua disponibilidade conta pontos a favor nos testes de impacto do Latin NCAP. Trata-se de equipamento para fixação fácil e segura de cadeirinhas infantis, associado com o "top-tether". Mas que tal ir além disso e adicionar à receita airbags instalados na própria cadeirinha?

Foi o que fez a Maxi-Cosi, empresa especializada no transporte seguro de crianças que lançou o primeiro assento infantil equipado de fábrica com bolsas infláveis - no caso, duas, posicionadas ao redor do pescoço do ocupante. Inicialmente disponível no Reino Unido, o modelo AxissFix Air é destinado a crianças com altura entre 61 e 105 cm e não é nada barata, custando a partir de 55o libras (cerca de R$ 2,7 mil na conversão direta).

icon photo
Legenda: Primeira cadeirinha infantil com airbag
Crédito: Divulgação

De acordo com a fabricante, em caso de colisão frontal um sensor instalado no assento aciona os airbags, posicionados na altura dos ombros, em 0,05 segundo. Testes citados pela Maxi-Cosi apontam que os airbags reduzem em 55% a quantidade de força na cabeça e no pescoço em uma batida de frente.

Além das bolas infláveis, o AxissFix Air tem uma base rotativa, permitindo colocar o cinto com a face da criança voltada ao seu responsável, facilitando a operação. Confira no vídeo acima como funciona. Ainda não há previsão de venda oficial da cadeirinha com airbags em nosso mercado, mas os preços altos certamente restringiriam o número de potenciais clientes.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors