PSA Peugeot-Citroën: o poço de carbono

Empresa investe no seqüestro de carbono da atmosfera e faz experiências em meio ambiente no Mato Grosso
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. PSA Peugeot-Citroën: o poço de carbono
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A PSA Peugeot Citroën, dona da fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, que produz os modelos brasileiros das duas marcas, fez hoje 11 um balanço das atividades do Poço de Carbono na Amazônia, que instalou em 1998, numa área de sete mil hectares na Amazônia, ao norte do Mato Grosso.

O estoque total de carbono na área é de 1.238 mil toneladas. Antes do início das operações da PSA o estoque era de 380 mil toneladas. O local era uma área de pasto e passou a ser ocupado com mata nativa 80% e uma espécie exótica, a Teca. Foram feitas experiências por vários profissionais, entidades e a comunidade científica.

Uma dessas experiências foi a plantação no pasto, espaçada, de forma a aproveitar a pastagem para alimentação do gado e, ao mesmo tempo, cultivar espécies de árvores. O objetivo foi mostrar a utilidade de combinar duas ou mais culturas.

Foram catalogadas centenas de animais da região e descobertas espécies que não tinham sido catalogadas até hoje, além de animais pouco estudados pela biologia.

Marc Bocqué , porta-voz do grupo PSA para tecnologia, inovação e meio ambiente, disse que a empresa colocou à disposição da comunidade científica as experiência realizadas com as 50 espécies nativas mais a Teca.

Os resultados são importantes. Descobriu-se que o Fícus, por exemplo, foi a espécie que mais cresceu: 7,59 m em quatro anos. A Arueira foi a mais resistente, com índice de 97,42% de sobrevivência, mas foi o Ipê Rosa a espécie que mais capturou o carbono da atmosfera.

Segundo Marc Bocqué, nesse período de atuação foi constatado enorme avanço de madeireiras e plantio da soja; tudo foi mapeado ano a ano.

Essa experiência não visa à produção de carbono para comercialização, o chamado “crédito de carbono”.

________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

_______________________________

Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.


Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors