Raio X: Chevrolet Prisma LT x Fiat Cronos Drive

Colocamos a nova aposta da Fiat no 'ringue' frente a frente com o sedã mais vendido do Brasil

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Raio X: Chevrolet Prisma LT x Fiat Cronos Drive
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Antes de a Fiat anunciar oficialmente os preços do Cronos, todos elegeram o Volkswagen Virtus como seu arquirrival. No entanto, o que ficou claro é que partindo de R$ 53.990, o sedã da marca de origem italiana está mirando um concorrente muito mais forte. Estamos falando do Chevrolet Prisma, o sedã mais vendido do Brasil na atualidade. E por conta disso resolvemos traçar um comparativo virtual das versões Drive 1.3 e LT 1.4 manuais.

icon photo
Legenda: Imagem 33
icon photo
Legenda: Chevrolet Prisma
Crédito: Divulgação

PREÇOS

O Fiat sai na frente partindo de R$ 55.990. O Chevrolet – e aqui estamos desconsiderando a versão Joy do sedã, pois ainda traz o design antigo – tem valor inicial, na opção LT 1.4, de R$ 57.190. Diferença de R$ 1.200.

ITENS DE SÉRIE

Por este valor, o Cronos oferece de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos somente nas portas dianteiras, trava elétrica, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo, volante multifuncional, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, ISOFIX, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), e cintos de segurança de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes traseiros, central multimídia Uconnect Touch 7 polegadas, além, claro, do airbag duplo frontal e do freio com ABS (antitravamento das rodas), que são obrigatórios.

Já o Prisma vem com monitoramento de pressão de pneus, alarme, banco traseiro rebatível, abertura do porta malas por controle remoto, ar-condicionado, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, trava elétrica, vidro elétrico também apenas nas portas dianteiras, volante multifuncional, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia Chevrolet MyLink, com tela sensível ao toque de 7 polegadas, e sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

icon photo
Legenda: Imagem 1 71
icon photo
Legenda: Chevrolet Prisma
Crédito: Chevrolet Prisma

OPCIONAIS

O Prisma oferece como opcional, além da pintura por R$ 1.400, sistema OnStar (serviço de concièrge) por R$ 600,00.

O Cronos tem uma lista mais ampla: faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré, sensor de estacionamento (este de série no Prisma), retrovisores elétricos com ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré, e seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme (série no Prisma). O valor destes opcionais ainda não foram revelados.

O Fiat sai na frente partindo de R$ 55.990. O Chevrolet – e aqui estamos desconsiderando a versão Joy do sedã, pois ainda traz o design antigo – tem valor inicial, na opção LT 1.4, de R$ 57.190. Diferença de R$ 1.200

ESPAÇO

O que também é primordial para quem compra um sedã é espaço. O Cronos é maior, com 4,36 metros de comprimento contra 4,28 metros do Prisma. No entanto, a distância entre os eixos, fundamental para determinar o espaço interno, é exatamente o mesmo: 2,52 metros. O Fiat também acaba levando pequena vantagem na capacidade do porta-malas, podendo levar até 525 litros frente aos 500 litros do Chevrolet.

CONJUNTO MECÂNICO

O Fiat Cronos de entrada é equipado com motor 1.3 bicombustível de quatro cilindros (aspirado), que gera potência de 101 cv (gasolina)/109 cv (etanol) a 6.250 rpm e torque de 13,7 kgf.m (g)/14,2 kgf.m (e) a 3.500 giros. A transmissão é manual de cinco marchas.

O Chevrolet Prisma LT tem motor 1.4 flex de quatro cilindros (aspirado), que entrega 98 cv (g)/106 cv (e) a 6.000 rotações e 13 kgf.m (g)/13,9 kgf.m (e) a 4.800 rpm. O câmbio é manual de seis velocidades.

O Prisma oferece como opcional, além da pintura por R$ 1.400, sistema OnStar (serviço de concièrge) por R$ 600,00

Apesar de o Cronos entregar um torque maior em rotações mais baixas, o que teoricamente o tornaria um carro mais ágil que o Prisma, o Chevrolet é mais ligeiro que o Fiat. De acordo com as fabricantes, o Cronos vai de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e o Prisma em 10,5 segundos. Isso se deve, em parte, pelo peso. O Fiat é 91 quilos mais pesado. As velocidades máximas são de 183 km/h (Cronos) e 180 km/h (Prisma).

Os níveis de consumo também são próximos, mas o Prisma apresenta dados relativamente melhores. Com etanol, o Chevrolet faz 8,8 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, enquanto o Fiat crava 8,5 km/l e 10,3 km/l, respectivamente. Com gasolina, o Prisma consome 12,9 km/l no perímetro urbano e 15,4 km/l no ambiente rodoviário. Já o Cronos bate 12,4 km/l (cidade) e 14,8 km/l (estrada).

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors