Sandero e Logan têm 1 estrela em teste de colisão

Dupla vai mal em 'crash-test' realizado pelo Latin NCAP. Confirmado para o Brasil, Eclipse Cross fica com 5 estrelas

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Redação WM1
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O Latin NCAP, instituto independente de segurança viária responsável por avaliar carros vendidos no Brasil, América Latina e Caribe, anunciou os resultados da terceira rodada de testes realizada em 2018. Dessa vez, Renault Sandero e Logan foram avaliados com uma estrela na proteção para adultos e três para ocupantes infantis - resultado parecido com o teste feito pelo Latin NCAP em 2012, quando os dois modelos da marca francesa ficaram uma estrela para adultos e duas para crianças.

Latin NCAP 12 junho 2018 teste Renault Logan Sandero Mitsubishi Eclipse Cross

A rodada também avaliou o Mitsubishi Eclipse Cross, com lançamento confirmado no Brasil para o segundo semestre deste ano. O SUV, que virá posicionado logo acima do ASX, ganhou cinco estrelas para adultos e três para crianças. Veja o vídeo com os testes.

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O Sandero, 14º carro mais vendido do Brasil em 2018, com 18.955 emplacamentos, e o Logan, 33º, com 7.601 unidades comercializadas, apresentaram " proteção pobre no peito do motorista nos impactos frontal e lateral", o que justificou a única estrela para adultos, na avaliação do instituto. O órgão destaca que tanto o hatch quanto o sedã da Renault carecem de "estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia para o impacto lateral".

Latin NCAP 12 junho 2018 teste Renault Logan Sandero Mitsubishi Eclipse Cross

Em relação à proteção para ocupantes infantis, o Latin NCAP avalia que os modelos da marca francesa perderam pontos por não trazerem cinto de três pontos em todos os assentos e não contam com ganchos Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis - o Kwid, da mesma montadora, tem Isofix e quatro airbags, mesmo custando menos. Logan e Sandero têm apenas duas bolsas infláveis dianteiras.

A partir deste ano, os novos projetos de carros vendidos no país têm de sair da fábrica com Isofix. A partir de 2020, todos os automóveis comercializados no Brasil terão de vir com esse recurso de série. De acordo com o órgão de segurança, esse fato surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCAP, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como Isofix como equipamento padrão. O Latin NCAP diz que a Renault "confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança de Sandero e Logan".

Em relação ao Eclipse Cross, o instituto avalia que o utilitário apresenta "boa proteção para adultos no impacto frontal, lateral e lateral de poste, tendo sido aprovado, também, no teste de controle eletrônico de estabilidade, item de série no modelo da Mitsubishi, que virá importado ao país. O controle de estabilidade será obrigatório em todos os carros de passeio e utilitários leves no Brasil a partir de 2022 e, dois anos antes, terão de ser disponibilizados nos projetos novos lançados aqui.

Latin NCAP 12 junho 2018 teste Renault Logan Sandero Mitsubishi Eclipse Cross

Quanto às três estrelas para crianças, de um total de cinco possíveis, o Latin NCAP afirma que o Eclipse Cross perdeu pontos por não trazer Isofix na unidade avaliada e sim um SRI (sistema de retenção infantil) que é ajustado usando o cinto de segurança, o que oferece baixa proteção aos pequenos. O órgão esclarece ainda que o modelo da montadora japonesa "oferece ancoragens Isofix padrão aprovadas de tamanho i-size" e cintos de três pontos em todos os assentos.

"Para alguns fabricantes, a proteção dos ocupantes infantis ainda não conta com a mesma prioridade em relação aos ocupantes adultos. É uma enorme preocupação para o Latin NCAP que ainda modelos dos mais vendidos na região, como são o Sandero e o Logan, ofereçam um nível de proteção tão baixo, que não possua controle de estabilidade e tenha uma proteção mínima contra impactos laterais", analisa Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

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