Temor exagerado

Lei tem como objetivo o monitoramento dos carros que estão entrando no País
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Temor exagerado
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O setor de veículos reagiu de forma exagerada em relação às medidas de controle das importações baixadas pelo governo na semana passada. Não se trata, segundo dirigentes do segmento de importados, de uma retaliação à Argentina e muito menos de controle de preços ou pressão junto aos importadores.

A lei que determina a emissão de guia de importação não é nova e existe em todos os países. No Brasil, ela deixou de ser aplicada desde 2001.

A volta da aplicação da lei tem como objetivo o monitoramento dos carros que estão entrando no País, o que só era feito através da balança comercial.

Diante do aumento do volume de importação, o governo viu a necessidade de conhecer o detalhamento das operações, para checar a política de preços das importadoras e verificar possíveis ações de dumping.

Os importadores dizem que falar em possíveis atrasos nas compras no exterior por causa das medidas do governo é pura especulação. Os representantes das marcas JAC, Chery, Audi, BMW, Kia, entre outros, garantiram que têm estoque suficiente para abastecer o mercado por 60 dias, prazo máximo estipulado pelas novas regras para liberar as guias de importações.

Os importadores estão confiantes que nada vai mudar. Estão torcendo pra isso. Afinal, o segmento vai muito bem. Ontem, a Abeiva, associação dos importadores, anunciou crescimento de 18,3% das vendas em abril em relação a março e de nada menos que 120,9% em relação a abril do ano passado.

No acumulado do ano o crescimento é de 97%, com vendas de 52.074 unidades.

A Kia foi a marca que mais cresceu. Os carros de luxo - Porsche, BMW, Mercedes, estão batendo recordes de venda. Mas quem mais contribuiu para esse formidável crescimento foram os chineses da JAC e da Chery.

________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

____________________
Siga o Joel Leite no Twitter

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors