O Tesla Model S ficou aquém do esperado e não conseguiu atingir a nota máxima em testes de impacto realizados nos Estados Unidos. De acordo com o instituto IIHS, o elétrico teve desempenho considerado apenas como aceitável em batidas frontais que simulam colisões contra árvores ou até mesmo outros veículos.
O cinto de segurança do motorista não mostrou-se efetivo e poderia deixar com que o condutor batesse a cabeça de maneira violenta contra o airbag, segundo o instituto.
Em resposta ao site "Autoblog", a Tesla afirmou que esta foi a única avaliação em que o Model S não tirou nota máxima. Também criticou o IIHS e disse que os testes mais objetivos e confiáveis são os feitos pelo governo norte-americano, nos quais tanto o Model S quanto o utilitário Model X apresentam a menor probabilidade de lesões de ocupantes pós-acidente.
Na mesma rodada de testes também foram avaliados os norte-americanos Chevrolet Impala e Ford Taurus, que não obtiveram avaliação semelhante ao do Model S. Já os modelos Lincoln Continental, Toyota Avalon e Mercedes-Benz Classe E conquistaram a nota máxima do instituto.