Teste de colisão lateral será obrigatório em 2020

Data é para liberar venda de projetos novos de veículos. A partir de 2023, todos vão passar pela avaliação de segurança

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Teste de colisão lateral será obrigatório em 2020
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União a Resolução 721/2018, determinando a obrigatoriedade de testes de impacto lateral para homologar automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, sejam nacionais ou importados, a partir de 1º de janeiro de 2020 para projetos novos. A mesma resolução estabelece a data de 1º de janeiro de 2023 para todos os veículos comercializados no país.

icon photo
Legenda: Chevrolet Onix teste de impacto crash-test Latin NCAP janeiro 2018
Crédito: Chevrolet Onix teste de impacto crash-test Latin NCAP janeiro 2018

Ou seja, os modelos que não forem submetidos à avaliação de segurança dos ocupantes nesse tipo de batida ou que sejam reprovados no teste não poderão ser vendidos aqui. Os critérios para a realização do teste compulsório, hoje restrito à colisão frontal, vão seguir a norma UN95, da ONU (Organização das Nações Unidas), ou as regras de segurança da NHTSA, a agência fcaptional de segurança viária norte-americana.

As normas estabelecem critérios técnicos para que o veículo seja aprovado ou não, como limites para a movimentação da cabeça dos ocupantes na hora da batida e exigências como a não abertura das portas no impacto e que elas destravem após o acidente para liberar o acesso ao motorista e passageiros. A UN95 diz, por exemplo, que depois do impacto as portas possam ser abertas sem o uso de ferramentas de forma que o dummy, o boneco usado nos testes, seja retirado do veículo.

O teste de batida lateral, embora não seja ainda obrigatório, já é realizado desde meados de 2016 pelo Latin NCAP, órgão independente de segurança viária responsável por avaliar veículos comercializados no Brasil e outros países da América Latina, além do Caribe.

A nova resolução isenta do teste de impacto lateral veículos de uso exclusivo fora-de-estrada, de uso bélico, artesanais, réplicas, buggyes e fabricados em pequena série.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors