Um ano muito promissor. Assim será 2012, mais uma vez

Só a China terá um aumento de unidades produtivas tão grande quanto o do Brasil
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Um ano muito promissor. Assim será 2012, mais uma vez
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Vinte e quatro novas unidades de produção de veículos estão sendo instaladas no mundo neste momento. Nove delas no Brasil, de marcas que iniciam a sua operação no País veja a lista ou ampliação das linhas de montagens de empresas que já vendem aqui, casos da GM no Rio Grande do Sul, PSA no Rio de Janeiro e Renault no Paraná, entre outras, somando um investimento de US$ 21 bilhões até 2015.

- Novas marcas entram no segmento dos pequenos
- Montadoras planejam pelo menos 40 lançados no ano
- Brasil terá investimentos de US$ 21 bilhões e nove fábrica novas até 2015


Só a China terá um aumento de unidades produtivas tão grande quanto o do Brasil: outras nove fábricas será construídas no país no próximo período. Os outros projetos previstos estão na Índia três fábricas, Rússia duas, México, Japão e EUA uma cada.

Por isso, a expectativa é de um 2012 promissor no setor automobilístico no Brasil. Em relação ao aumento das vendas, a maioria dos executivos fala em 5% em relação a 2011. Eles acreditam que o Brasil tem boas condições sócio econômicas que, “com uma reserva de US$ 350 bilhões, tem plenas condições de superar eventuais crises internacionais”, como disse um diretor da Anfavea, a associação dos fabricantes.

O governo quer fazer o setor aumentar as exportações e para isso é preciso melhorar a competitividade, aumentar o conteúdo nacional de peças nos carros produzidos aqui e adquirir a tecnologia. “O Brasil tem grande desenvolvimento em tecnologia de produção -disse um dirigente do setor - mas não tem tecnologia de produto. É isso que precisamos conquistar.”

As grandes montadoras vão investir em novas unidades ou na ampliação das linhas atuais Porque acreditam que o mercado brasileiro pode chegar a seis milhões de unidades antes de 2020. Mas com o crescimento previsto, de 5% para o ano que vem, as grandes deverão quanto muito manter a participação, quando não, perder participação, como ocorreu em 2011.

Isso porque, as novas montadoras estão crescendo e começando a oferecer carros no segmento de entrada, onde está o grosso do consumo.

Com o crescimento do mercado, mesmo não aumentando a participação às vezes até perdendo, elas te condições de ampliar as vendas.

Não apenas Renault e Nissan vão disputar com as marcas tradicionais a participação no segmento dos carros pequenos. As chinesas vão fazer diferença a partir de 2014, quando produzirão no Brasil, mas já em 2012, pelo menos duas marcas começam a atuar no segmento de entrada, a Hyundai, com o hatch HB, que será produzido em Piracicaba, e a Toyota, com o novo carro que será produzido em Sorocaba em 2012 mesmo?. Esses dois carros podem mudar a cara do mercado.

Em 2011, pela primeira vez, um carro sem ser das quatro marcas tradicionais, o Sandero, passou a figurara lista dos dez mais vendidos. Em 2012, esse número pode aumentar. Pelo menos 40 novos carros estão previstos para serem lançados em 2012, entre modelos inéditos e novas gerações de carros já existentes.

Os chineses terão muitas novidades. A JAC terá o J2 e a Chery o Fulwin e o S18. Além, delas, Briliance, Lifan e Chana vão trazer novidades.

A Hyundai vai lançar o i30, alem do HB, que só vem no fim do ano, e a Kia vem com o Optima e o Cerato hatch.

Das grandes, a que vem mais forte em 2012 é a GM. Depois de perder mercado em 2011, por ter um catálogo ultrapassado, a empresa vai renovar toda a sua linha. Vai lançar o Cruze hatch, o Sonic e a nova Blazer e a nova picape S10, que, mesmo velha, é líder segmento.

________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

____________________
Siga o Joel Leite no Twitter

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors