Veja quais os carros mais seguros pelo Latin NCAP

Ter um carro que passa segurança é fundamental. Então, confira quais são os modelos mais seguros avaliados pelo órgão

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Redação WM1
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Existem muitos fatores determinantes para a escolha de um modelo. Para muitos, vai pesar a potência do veículo, para outros, o espaço interno. Alguns priorizam os mais econômicos e por aí vai. Porém, independentemente do filtro, todos têm uma preocupação igual: saber quais são os carros mais seguros.

Consequentemente, um carro mais equipado e mais luxuoso tende a ter mais segurança — e, claro, ser mais caro. No entanto, tamanho e preço não são os únicos fatores. Por isso, listamos os melhores carros avaliados pelo Latin NCAP.

Antes de tudo, você conhece o Latin NCAP?

Criado em 2010 como iniciativa, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) é uma entidade independente. Ela fornece aos consumidores informações sobre os níveis de segurança dos diferentes modelos de veículos do mercado da região.

Entre os objetivos do programa estão: oferecer aos consumidores avaliações de segurança dos modelos comercializados no mercado; estimular os fabricantes a projetarem veículos ainda mais seguros e incentivar as instituições governamentais dos países da América Latina a desenvolverem leis mais rigorosas.

Como são feitos os testes?

O Latin NCAP utiliza métodos iguais aos que são usados nos testes internacionais. A qualificação é feita entre 0 (mínimo) e 5 (máximo) estrelas, e a proteção avaliada é dividida entre ocupantes adultos e crianças. No momento que define o modelo, é utilizado para o teste a versão mais básica disponível.

Quais são os carros mais seguros?

Agora que você já sabe como funciona o sistema de testes do Latin NCAP, hora de conhecer quais são os carros mais seguros do Brasil. Listamos apenas os modelos testados que são comercializados no país e que obtiveram cinco estrelas para adultos e para crianças, ou seja, gabaritaram o teste. Confira!

Chevrolet Onix (6 airbags)

Lançado recentemente no mercado, os novos Chevrolet Onix e Onix Plus (substituto do Prisma) foram testados pela quarta ocasião pela entidade. Equipados com seis airbags, desta vez ambos gabaritaram com cinco estrelas para a proteção de adultos e crianças.

Sem dúvida, o resultado foi um alívio para a General Motors, que viu o hatch, modelo mais vendido do Brasil, zerar em segurança no teste para adultos e receber três estrelas na proteção para crianças quando foi testado pela segunda vez, em maio de 2017 - ou seja, da geração anterior.

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Legenda: Novo Chevrolet Onix, lançado no segundo semestre de 2019, é um dos carros mais seguros pelo Latin NCAP
Crédito: Divulgação

Para tentar quebrar a péssima imagem deixada no primeiro crash-test, os antigos Onix e Prisma ganharam reforços estruturais. Hatch e sedã passaram por um novo teste, o terceiro, em janeiro de 2018, e receberam três estrelas para a proteção de adultos e crianças.

Os modelos de entrada da nova geração são os únicos da marca que receberam cinco estrelas para os dois resultados. O Chevrolet Cruze foi testado pela última vez em agosto de 2019 e por pouco não obteve o mesmo resultado. O sedã recebeu cinco estrelas para adultos e quatro para crianças.

Fiat 500X (6 airbags)

Mais um modelo solitário, o Fiat 500X é o único da marca italiana que gabaritou nos testes de segurança do Latin NCAP. No entanto, o carro ainda não está disponível no mercado brasileiro e não tem previsão de chegada. Portanto, a Fiat ainda não tem nenhum veículo que passou 100% no crash-test.

A picape Toro foi a que registrou o melhor desempenho dentre os modelos da Fiat no país. Testado em março de 2018, ela recebeu quatro estrelas na proteção para adultos e crianças. Os últimos lançamentos da marca, Argo e Cronos, também foram testados e receberam três estrelas para adulto e quatro para crianças.

Honda HR-V (2 airbags)

Os últimos testes com modelos da Honda feitos pelo Latin NCAP aconteceram em novembro de 2015, quando o padrão de avaliação utilizado era outro, menos rigoroso e diferente do atual. À época, o SUV Honda HR-V foi o único a gabaritar o teste de segurança com cinco estrelas na proteção de adultos e crianças.

Jeep Renegade (2 airbags)

História semelhante ao dos modelos da marca japonesa, o Renegade também gabaritou o crash-test do padrão antigo. Testado em julho de 2015, o atual SUV mais vendido do Brasil foi o primeiro modelo fabricado no Brasil a conseguir cinco estrelas nos dois resultados - proteção para adultos e crianças. Ele também foi o único Jeep testado pelo Latin NCAP até hoje.

Toyota Corolla (7 airbags)

O novo Corolla mal chegou e já passou por uma rodada de testes de segurança, em dezembro de 2019. Como era esperado, pela montadora e pelos entusiastas do modelo, o sedã conseguiu as cinco estrelas de proteção para adultos e crianças no teste de colisão.

A antiga geração do Corolla também foi testada, em setembro de 2017, e, igualmente ao modelo atual, gabaritou na prova. Com cinco estrelas para adultos e crianças, o sedã comprova a fama de carro seguro que carrega.

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Legenda: A nova geração do Toyota Corolla foi avaliada pelo Latin NCAP e também gabaritou na prova de segurança
Crédito: Divulgação

Etios e Yaris, outros dois modelos da Toyota, também foram testados pelo Latin NCAP e ficaram bem próximos do resultado do irmão maior. Ambos ficaram com quatro estrelas na proteção para adultos e para crianças.

Toyota Hilux e Hilux SW4 (7 airbags)

Olhando para cima, outros modelos testados e aprovados foram a picape Hilux e o SUV SW4. O teste foi realizado em agosto de 2019 e o resultado foi a garantia de cinco estrelas de proteção para adultos e crianças.

Igual ao Corolla, a geração anterior da Hilux foi testada, em dezembro de 2015, e também gabaritou o teste, porém, realizado no padrão anterior. Diferente da geração atual, produzida com sete airbags, o modelo anterior foi testado com apenas três bolsas.

Volkswagen Tiguan (6 airbags)

A VW também costuma ser referência quando o assunto é segurança em seus modelos. Com a nova geração do Tiguan não foi diferente e o SUV foi o último veículo da marca a passar por um teste no Latin NCAP e a gabaritar, com cinco estrelas para os dois quesitos de proteção.

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Legenda: Tiguan Allspace também se saiu bem no crash test e levou a pontuação máxima de cinco estrelas
Crédito: Divulgação

Volkswagen Jetta (6 airbags)

Na mesma rodada do SUV, o Jetta também passou pelo teste de colisão em setembro de 2019 e obteve o mesmo êxito, com o máximo de estrelas para a proteção de adultos e crianças. Em novembro de 2013 o sedã passava por seu primeiro teste, ainda no padrão antigo, e recebeu à época cinco estrelas para adulto e quatro para criança.

Volkswagen T-Cross (6 airbags)

Último lançamento da Volkswagen para o Brasil, o T-Cross chegou, foi testado e recebeu cinco estrelas na proteção de adultos e crianças. A avaliação do SUV compacto da marca alemã aconteceu em março de 2019 e o modelo utilizado era equipado com seis airbags.

Volkswagen Virtus (4 airbags)

Outro lançamento recente do fabricante, o sedã Virtus foi testado em janeiro de 2018 e obteve o máximo de nota: cinco estrelas para os dois critérios utilizados pelo Latin NCAP. A versão utilizada usava quatro airbags.

Volkswagen Polo (4 airbags)

A primeira passagem do Polo pelo Latin NCAP aconteceu em novembro de 2012. À época, o resultado da antiga geração do modelo foi: quatro estrelas para adultos e três para crianças. Em nova geração, o hatch da VW passou por uma nova rodada de testes em setembro de 2017 e melhorou bastante: cinco estrelas de proteção para adultos e crianças.

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Legenda: O renovado Polo, lançado em 2018, conseguiu o número máximo de estrelas nos testes do Latin NCAP
Crédito: Divulgação

Volkswagen Golf VII (7 airbags)

Por fim, o clássico Volkswagen Golf foi mais um que obteve cinco estrelas nos dois quesitos e obteve o selo máximo de segurança pelo órgão, em março de 2017. Hoje, porém, essa sétima geração do hatch médio só existe no Brasil na versão híbrida GTE.

A geração anterior também foi testada, nos padrões antigos do Latin NCAP, e obteve êxito, com cinco estrelas. O primeiro teste havia acontecido em outubro de 2014.

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