Versão de aventura tem até 60% das vendas

Venda das versões fora-de-estrada cresce no Brasil e novas versões surgem no mercado; em alguns modelos, a participação chega a 60%
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Versão de aventura tem até 60% das vendas
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A indústria automobilística está acreditando no crescimento do segmento da aventura. São carros com pequenas mudanças técnicas, altos em relação ao solo, com pneus largos e pára-choques robustos. Com isso, esses carros se tornam aptos a enfrentar terrenos adversos, áreas alagadas, ruas esburacadas, mas – claro – tudo muito moderadamente. Afinal, eles não têm suspensão de fora-de-estrada nem tração nas quatro rodas. Nem é preciso. Pois o que importa para o consumidor desse segmento é o visual, é o aspecto valente, agressivo.

Os modelos têm spoilers, estribos laterais, proteção nos pára-lamas e, em alguns casos, o estepe aparente. Mas o que melhor define a característica desses carros é mesmo a suspensão reforçada e os pneus de uso misto, itens que permitem uma aventura em condições mais severas.

Esse mercado cresce e ganha cada vez mais novidades. A mais recente é o 206 Escapade leia-se como se escreve, em português, onde o “a” tem som de “a” e não som de “ei”, como na língua inglesa. A versão de aventura da perua da Peugeot é equipada com motor 1.6 flex de 113 cavalos, quando abastecida com álcool, e 110 cv, com gasolina. Além da tradicional mexida na suspensão, a Peugeot disponibiliza para o cliente 56 opcionais, entre acessórios, equipamentos e outros detalhes para mudar o visual do carro.

O sucesso do EcoSport vem na esteira do desejo do consumidor por carros valentes. Ao lado do Fiesta, o carro levantou as vendas da Ford, colocando a fabricante em novo patamar no mercado brasileiro. E só não vende mais porque a produção da fábrica de Camaçari, na Bahia, está esgotada, com os três turnos em funcionamento.

O EcoSport vendeu quase 30 mil unidades de janeiro a agosto e é o mais vendido nessa categoria. Ele foi o inspirador das versões fora-de-estrada de vários carros brasileiros, que viram as vendas crescer graças à nova opção oferecida ao consumidor. Caso do Fox, da Volks, cuja versão fora-de-estrada, o Crossfox, representa 22% das vendas do modelo. Das 70.984 unidades vendidas do Fox este ano janeiro a agosto, 15.630 foram da versão Cross.

A Fiat foi quem entrou primeiro nessa onda e é a fabricante com mais opções no segmento: Doblò, Palio, Strada e Idea têm versões com características fora-de-estrada. O Palio Adventure tem 51% de participação nas vendas da perua Palio Weekend e o Dobló Adventure participa com 60% das vendas do carro. A versão Adventure também representa 30% nas vendas da picape Strada.

As novas fabricantes já perceberam a importância do mercado da aventura e começaram a lançar seus produtos. A Renault foi a primeira, com o lançamento a série Sportway, que equipa o Kangoo e a minivan Scénic. O multiuso tem faróis de neblina e lanternas traseiras mais modernas, seguindo o visual que o carro tem na Europa. Já a minivan vem com pára-choques na cor da carroceria, proteção lateral, bagageiro de teto e rodas de alumínio aro 15. Nenhum dos dois tem alterações na suspensão.

A Citroën se aventurou com o recente lançamento da versão XTR do C3, em maio. A empresa foi a primeira a reconhecer que, mesmo cheio de itens de um fora-de-estrada, o carro era mesmo para ser usado na cidade. E até fez propaganda disso, colocando seu foco no público jovem. Desde que foi colocada no mercado, a versão já teve 695 unidades comercializadas, ficando com 12% de participação nas vendas do carro.

Vendas – mercado de aventura janeiro a agosto


ModeloVendasModeloVendasTotal
Fox54.153Crossfox15.63069.783
Ecosport29.139--29.139
Strada18.318Strada Adventure7.85026.168
Citroën C314.102Citroën C3 XTR69514.797
Palio Weekend7.172Palio Adventure7.46414.636
Doblò2.301Dobló Adventure3.4525.753
Scénic2.495Scénic Sportway4322.927
Kangoo 348Kangoo Sportway27375


Leia outras colunas de Joel Leite aqui
________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!

_______________________________
E-mail: Comente esta coluna

Envie essa coluna para uma amigoa

Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors