Volvo limita máxima de todos seus carros: 180 km/h

Marca sueca quer assumir de vez o posto de líder mundial em segurança e limita máxima de todos seus carros em 180 km/h

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Volvo limita máxima de todos seus carros: 180 km/h
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volvo já tem uma novidade para a linha 2021 de seus automóveis: todos terão velocidade máxima limitada a 180 km/h - incluindo os que forem fabricados este ano (portanto 2020/2021).

A marca fez o anúncio esta semana a fim de destacar os riscos e perigos do excesso de velocidade. O objetivo mundial, segundo a Volvo Cars, é de que os usuários de seus carros não morram ou se machuquem.

Problemas de segurança

A marca sueca, além de limitar a velocidade, também investiga a combinação do controle inteligente de velocidade e da tecnologia de perímetro (delimitada por uma área geográfica via aplicativo) para limitar diretamente as velocidades em zonas escolares e de hospitais.

New Volvo S60 R Design Exterior
icon photo
Legenda: Volvo S60 é o grande rival de BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes Classe C, mas agora não passa de 180 km/h
Crédito: Divulgação

Só que o problema não é só a velocidade: outro agravante tão difundido (e tão difícil de erradicar) é o de uso de álcool e drogas por parte dos motoristas.

Por fim, o terceiro estorvilho que a Volvo descobriu foi o das distrações, já que infelizmente a maioria dos motoristas usa celular ao volante ou simplesmente não presta atenção - e estas são as principais causas de acidentes.

“Nossas investigações nos permitiram identificar as áreas que representam um problema para acabar com as mortes e ferimentos graves. Embora limitar a velocidade não seja o remédio para todos os males, vai valer a pena se nos permitir salvar pelo menos uma vida", diz Håkan Samuelsson, presidente e CEO da empresa.

Volvo XC90 T8 R-Design
icon photo
Legenda: Toda linha Volvo a partir de 2020 terá velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h
Crédito: Divulgação
Comentários