VW e Mercedes planejam retomada da produção

Marcas alemãs planejam voltar a fabricar veículos no Brasil a partir de maio. Atividades estão paradas desde março

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. VW e Mercedes planejam retomada da produção
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ainda em meio à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, alguns fabricantes de automóveis vislumbram a retomada da produção. Montadoras como Volkswagen e Mercedes-Benz, por exemplo, estudam voltar às atividades industriais no Brasil em no início de maio.

Globalmente, o Grupo Volkswagen anunciou que vai reiniciar os trabalhos em suas fábricas de automóveis, só que de forma gradual e sucessiva. O plano é retomar as atividades nas fábricas de Zwickau e Bratislava (Eslováquia) na semana de 20 de abril.

As demais unidades na Alemanha, Portugal, Espanha, Rússia e EUA seriam reativadas a partir 27 de abril. Para o Brasil - além de Argentina, México e África do Sul - a produção deverá recomeçar nas primeiras semanas de maio. A ideia inicial da VW no Brasil era voltar no fim de abril.

Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz quer retomar a fabricação de veículos no Brasil a partir de 11 de maio. A afirmação foi dada pelo presidente da empresa no país, Philipp Schiemer durante entrevista para a agência Automotive Business.

Segundo o executivo, as atividades começariam um pouco antes, no dia 4 de maio, para adequações no que diz respeito à segurança dos trabalhadores. Mas nada ainda está 100% garantido. “As discussões são diárias e o planejamento pode ser alterado", afirmou Schiemer. A Mercedes paralisou a produção em 23 de março.

Toyota só em junho

Os planos das marcas alemãs contrastam com o da japonesa Toyota. O fabricante interrompeu a produção em suas unidades no Brasil em 24 de março e o objetivo inicial era voltar aos trabalhos no dia 6 de abril. Depois de reagendar a retomada para 22 de abril, o plano agora é só reiniciar as atividades em junho.

Com isso, as fábricas de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz (SP) voltariam no dia 22 de junho. Enquanto Sorocaba (SP) reabriria a produção dois dias depois.

 

Comentários