Toyota Etios pode sair de linha na Índia

Modelo teria que passar por reforços estruturais e atualizações de motores para seguir cumprindo a lei no país asiático

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota Etios pode sair de linha na Índia
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se no Brasil o destino do Toyota Etios ainda é meio nebuloso, na Índia o modelo já tem seu fim decretado. Segundo o site Autocar India, novas regulamentações de emissões de poluentes e segurança dos carros determinará o fim do veterano.

As vendas seriam mantidas somente até abril de 2020. A partir dessa data, todos os carros novos terão de cumprir novas metas de emissões de poluentes. O Etios se notabiliza por lá justamente com motor a diesel, que corresponde a 70% das vendas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Toyota Etios indiano na cor azul de frente é bem parecido com o modelo brasileiro, com grade em forma de sorriso e faróis de contornos irrefulares
Modelo vende mais com motor a diesel na Índia, mas Etios pode sair de linha devido à segurança
toggle button

Adaptar o motor às novas normas não seria um problema tão grande. Porém, em outubro do próximo ano, novas regras de segurança serão obrigatórias. E o Etios pode sair de linha por causa disso.

Essas mudanças, sim, necessitariam de um investimento pesado em novos materiais e reforços estruturais do compacto. O que deve tornar inviável a sua fabricação.

Etios vai acabar no Brasil?

O Etios anda meio esquecido pela Toyota e também pelo público. Especialmente desde o lançamento do Yaris, que usa a mesma plataforma do veterano compacto, mas tem posicionamento de mercado acima.

As vendas da família Etios vêm caindo consideravelmente. Atualmente, no acumulado do ano, o Yaris vende mais que o dobro do irmão, independentemente do tipo de carroceria.

Na soma do hatch e sedã, o Yaris anotou mais de 54 mil unidades emplacadas de janeiro a outubro de 2019, segundo a Fenabrave. Já a linha Etios vendeu, no mesmo período, cerca de 26 mil carros.

WM1 procurou a Toyota do Brasil, que confirmou que "o Etios segue normalmente no portfólio, sem nenhuma possibilidade de descontinuação".

Assista ao Raio-X do Etios 1.3 automático

 

 

Comentários