Esportivos de corpo, alma e coração?

Alguns modelos apresentados no Salão do Automóvel vão além de estética, entregando também performance; mas só alguns...

  1. Home
  2. Notícias
  3. Esportivos de corpo, alma e coração?
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Eles mexem com nosso imaginário e aguçam nossa vontade de pisar fundo. Quem nunca viu um hatch compacto com aerofólio e pensou: nossa, deve andar muito! É justamente esse sentimento que muitas marcas querem suscitar nos consumidores e, pensando nisso, produzem carros populares com aparências esportivas, parecendo que estão prontos para disputar um mundial de Grand Turismo.

Apesar de todo esse apelo, será que esses modelos serão comercializados? Se depender da Volkswagen, sim! Pelo menos foi o que a montadora garantiu neste Salão do Automóvel de São Paulo sobre os modelos Virtus e Polo GTS. Data de lançamento e preços não foram informados, mas já podemos "comê-los" com os olhos e aguardar a chegada em 2019.

Nas configurações conceituais, os dois modelos tem motor 1.4 turbo de 150 cv, que aceita álcool e etanol, com seus 25,5 kgfm de torque e câmbio automático de seis velocidades. Para seguir a tradição esportiva, há aletas atrás do volante para troca de marchas.

icon photo
Legenda: Faróis são os mesmo do Polo GTI europeu
Crédito: Mario Villaescusa / WM1

A Volkswagen tinha uma tradição a ser respeitada e assim o fez. Seguindo o DNA clássico da linha GTS dos anos 1980 e 1990, a dianteira traz vincos muito bem delineados, com grade colmeia e friso vermelha que liga os faróis. Os faróis são de LED do Polo GTI europeu, as rodas de 18 polegadas e na lateral há a inscrição "GTS" ligeiramente descolado para próximo da porta no para-lama dianteiro.

A saída de escape é dupla com ponteiras cromadas, acompanhada de difusor em estilo colmeia. Spoiler black piano finaliza com chave de ouro.

 Volkswagen Virtus GTS terá mesmo motor do Polo GTS: 1.4 TSI de 150 cv de potência
Legenda: Volkswagen Virtus GTS terá mesmo motor do Polo GTS: 1.4 TSI de 150 cv de potência
Crédito: Mario Villaescusa / WM1

VERSA ESPORTIVO

Baseado na versão topo de linha SL, a Nissan apresentou o conceito Versa S-Tech, esportivo do sedã compacto com motor 1.6 16V CVVTCS de 111 cv e 15,1 kgfm de torque. Ele pode ser acoplado tanto ao câmbio CVT quanto ao manual de cinco marchas.

icon photo
Legenda: Motor é 1.6 de 111 cv; nada demais
Crédito: Ricardo Rollo / WM1

Apesar dos números nada superlativos, o acabamento é primoroso. Na dianteira o para-choque é exclusivo, com aerofólio, adesivos na cor laranja, luzes diurnas de LED e máscara negra. Além disso, a grade tem cor black piano e esse conjunto já chama muita atenção.

Para dar fluidez, a lateral também tem saias laterais esportivas, rodas de 16 polegadas, maçanetas na cor do veículo, retrovisores elétricos e teto pretos. A traseira é composta por spoiler, difusores com reflexivo no centro e aerofólio na tampa do porta-malas.

icon photo
Legenda: Aerofólio e difusor chama a atenção
Crédito: Ricardo Rollo / WM1

Na parte de dentro, os bancos com couro sintético e o volante de base achatada (do Kicks) têm costura personalizada, assim como o couro das portas. O painel central tem acabamento black piano e a manopla de câmbio é prateada. Infelizmente, a Nissan apresentou o sedã apenas como conceito e não indica nenhuma chance de oferecê-lo ao consumidor.

</a> Webmotors traz para você o maior feirão de carros do Brasil
Legenda: </a> Webmotors traz para você o maior feirão de carros do Brasil
Crédito: Webmotors

STING E SPORT

Para testar a aceitação do público, a Fiat trouxe o Argo Sting e o Cronos Sport. O Argo Sting tem saída dupla de escape, para-choques dianteiro e traseiro com defletores na cor preta, aerofólio preto, retrovisores e coluna C escurecidos, bancos e painel personalizados com costura amarela, além de rodas aro 17 com pneus Pirelli Cinturato 205/45 R17. A grade comeia black piano tem entradas de ar agressivas e spoiler preto no para-choque dianteiro para incrementar a cara de mau!

icon photo
Legenda: Fiat Argo Sting é só um exercício de design
Crédito: Mario Villaescusa / WM1

Já o Cronos Sport, vermelho tem para-choque dianteiro remodelado, seguindo a estétiga do Sting. O traseiro também possui apliques mais harmoniozos e as lanternas têm máscara negra. O aerofólio traseiro escurecido na tampa do bagageiro parece ser a receita desses sedãs, pois, assim como no Nissan Versa S-Tech, se repete no Cronos.

icon photo
Legenda: Fiat Cronos Sport
Crédito: Ricardo Rollo / WM1

CRUZE SS

Inspirado na versão SS dos Estados Unidos, a Chevrolet trouxe uma versão apelativa do Cruze Sport6. Para se ter noção de como uma pequena mudança pode fazer toda a diferença, o emblema da GM é na cor preta, rendendo ainda mais agressividade ao aspecto do hatch médio.

O Cruze SS tem rodas pretas de 20 polegadas e aerofólio traseiro diferente. Por dentro é ainda mais interessante, com tecidos escuros, bancos do tipo concha, pedaleiras esportivas e motor 1.4 turbo que rende 300 cv. Nada mal!

 Chevrolet Cruze SS
Legenda: Chevrolet Cruze SS
Crédito: Ricardo Rollo / WM1

SANDERO R.S.

Na versão Renault Sport, o Sandero desembarcou no Salão de São Paulo com nova pintura Amarelo Sirius. Segundo a marca, a lista de mudanças no Sandero R.S. vai além dos adesivos espalhados pela carroceria. A suspensão foi rebaixada em 2,6 cm, as molas ficaram mais rígidas, o escapamento ganhou saída dupla, há discos de freio maiores nas quatro rodas e o propulsor é outro. Sob o capô há um 2.0 16V aspirado com 150 cv de potência. E o melhor, você pode ganhar um.

icon photo
Legenda: Renault Sandero R.S.
Crédito: Ricardo Rollo / WM1

A Renault está sorteando dois Sandero R.S. na promoção Speed Drive Brasil. Para participar é fácil, basta comprar um veículo da marca ou levar o carro para revisão. Também vale para quem fizer test-drive em algum modelo da Renault. O Sandero R.S. também está à venda, em outras opções de cores, por R$ 66.490.

Os esportivos populares que estão no Salão são de arrepiar. Pena que alguns não terão chance de disputar pelo bolso do consumidor, pois apelo eles têm.

 Renault Sandero R.S.
Legenda: Renault Sandero R.S.
Crédito: Ricardo Rollo /WM1

Com informações de Vinícius Montoia

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors