Salão de Xangai foca no cliente local

Marcas procuram apresentar produtos focados no mercado chinês
  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Salão de Xangai foca no cliente local
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

IMAGE

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

(Xangai, China) Apesar de o mercado chinês de automóveis ter pouco mais de 40 marcas nacionais, são as fabricantes estrangeiras (vamos chamar assim) que roubam a cena com, normalmente, carros grandes e focados no luxo – atendendo ao perfil do consumidor local. Poucas destas novidades deverão chegar ao Brasil em um curto espaço de tempo.

Por isso, uma das atrações deste ano será o Cadillac CT6 com sistema de propulsão híbrida plug-in, que chega para disputar mercado com o Mercedes-Benz Classe S, um dos mais vendidos da China. Outro ‘grandalhão’ que promete chamar a atenção é o renovado Lexus ES.

As marcas alemãs também prometem novidades. A mais aguardada é a Mercedes-Benz com o novo GLC Coupé, que chega para bater de frente com o BMW X4 – lembrando que a marca já apresentou este ano em Detroit, nos EUA, o GLE Coupé para acabar com a ‘vida mansa’ do X6.

Por falar em BMW, a marca bávara apresentará a versão híbrida plug-in do X5, enquanto a Audi promete arrancar elogios com o terceiro integrante da família Prologue Concept. Trata-se do Allroad, derivado aventureiro do Prologue Avant, apresentado no Salão de Genebra, em março.

Outro aventureiro que debutará em Xangai é o Citroën Aircross Concept. A Peugeot, por sua vez, promete o conceito do esportivo 308 R Hybrid. Como o nome diz, o francês ‘nervosinho’ tem sistema híbrido de propulsão que gera mais de 500 cv e leva o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.

Como Genebra foi o salão dos superesportivos, poucas novidades restaram para Shanghai. Mesmo assim, cavalaria de peso não faltará na China. A McLaren, por exemplo, garante a estreia do 540C, esportivo menos ignorante que o 570S, que apareceu pela primeira vez no Salão de nova York. A Volkswagen, que domina o mercado de táxis em Xangai com o velho Santana (isso mesmo!), terá em seu estante o novo Scirocco GTS. Trata-se, na realidade, de uma versão comemorativa pelo 1 milhão de unidades vendidas do modelo e que traz o nome utilizado pela primeira vez pelo hatch em 1982. A Volks enxerga o Scirocco GTS como uma alternativa ao Golf GTi – e, brasileiros, tirem o cavalinho da chuva pois a VW não pretende levar este carro para o Brasil.

Se no Brasil o mercado dos utilitários esportivas está quente com a chegada de modelos como Peugeot 2008, Jeep Renegade e Honda HR-V, em Xangai o 'mar está para peixe' para este segmento também. A MG, marca de origem inglesa que tem relativa presença na China, vai apresentar a versão de produção de seu SUV compacto CS, que também deverá ser comercializado na Europa. Já a marca Qoros vai apresentar um rival direto nas linhas do Nissan Juke.

Viagem a convite da JAC Motors

Comentários