Aprilia SRV 850 é scooter com cara de superbike

Com motor de 76 cv de potência máxima, o maxi-scooter italiano aposta em alto desempenho para se destacar entre os outros modelos do Grupo Piaggio
  1. Home
  2. Salões
  3. Aprilia SRV 850 é scooter com cara de superbike
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Desempenho e esportividade eram nitidamente a ideia do Grupo Piaggio ao criar o Aprilia SRV 850. Embora a base de sua concepção seja sua prima-irmã Gilera GP 800, a escolha da marca Aprilia para “apadrinhar” o novo modelo e da nomenclatura semelhante à da superbike RSV4 são provas claras de que o alvo aqui era agradar não só os fãs de maxi-scooters, como das superesportivas também.


Pensando nisso, os designers da marca buscaram inspiração no seu próprio quintal. Não por acaso, o SRV conserva o mesmo conjunto óptico dividido em três, as entradas de ar e os retrovisores com piscas incorporados da moto de 1000cc. Toda a frente da esportiva, aliás, foi reproduzida. Inclusive o parabrisa, que abandona a tendência natural dos scooters ao abrir mão de um protetor mais alto para adotar a mesma bolha da superesportiva e conservar seu visual agressivo. Na traseira, a esportividade fica por conta do escapamento duplo posicionado no lado esquerdo.


O scooter também ganhou cores de competição. Apresentado no último Salão de Milão com o esquema preto e vermelho utilizado na RSV4 Factory, pilotada por Max Biaggi no Mundial de Superbike, o SRV chega ao mercado em preto ou na opção de branco e preto mesclados. Para dar o toque final, a tipografia do nome também foi mantida para quem olhar não ter dúvidas de que não se trata de um modelo da Gilera, outra marca controlada pelo Grupo Piaggio.


Esportivo por fora e por dentro

Se no design, todas as linhas da superbike da Aprilia foram adaptadas, no motor, a marca italiana preferiu não abrir mão da potência. E não o fez. O SRV conta com um propulsor de dois cilindros em “V”, a 90º, de 893 cm³ que é capaz de gerar até 76 cv a 7750 rpm e tem torque máximo de 7,8 kgf.m a 6000 rpm.


O maxi-scooter da Aprilia traz algumas outras semelhanças com as motos de alto desempenho, como o chassi de berço duplo em treliça. Para garantir estabilidade em curvas feitas em velocidades mais altas. Assim, o scooter europeu oferece manobrabilidade digna de uma moto e, segundo a fabricante, é capaz de deitar a até 45° para fazer uma curva.


No quesito frenagem, o SRV também é reforçado. A roda dianteira de 16” conta com discos duplos semi-flutuantes de 300mm de diâmetro mordidos por duas pinças Brembo de dois pistões e recebe o apoio do sistema ABS. Já a roda traseira de 15” tem um disco de 280mm de diâmetro com pinça de pistão duplo. O conjunto de suspensão, por sua vez, é composto por uma balança com monoamortecedor horizontal e pré-carga ajustável na traseira; e garfo telescópico com curso de 122mm na roda dianteira.


Scooter de respeito

Embora possua predicados de uma motocicleta de média cilindrada em termos de desempenho, o SRV 850 conta também contada a praticidade dos scooters, como o câmbio CVT e o freio de estacionamento. O conforto também é uma característica do segmento que não foi esquecida no modelo italiano, de modo que o escapamento foi montado longe do chassi para manter as vibrações em nível mínimo. Na Europa, o maxi-scooter da Aprilia custa certa de 9.600 Euros (R$ 23.500).


Os scooters, independentemente do porte ou cilindrada, já conquistaram os continentes europeu e asiático e vem mostrando grande aceitação no Brasil. Modelos como o as versões de 400 e 650cc do Suzuki Burgman e, mais recentemente o Dafra Citycom 300i são prova de que um scooter como o SRV 850 poderia sim encontrar lugar entre os brasileiros. Mas, esta pode ser uma realidade distante, uma vez que a Aprilia não conta hoje com uma representação oficial no País. Ter esperança, entretanto, não custa nada.


_________________


IMAGE



_________________


Gosta de motos superesportivas?


Então veja aqui no WebMotors as ofertas de motos com esse estilo:












Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors